Coordenador da EAE de Coimbra foi demitido...

O Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, militante do PS e em exercício desde 1996, foi demitido por ter subscrito um documento crítico ao modelo de avaliação dos docentes, noticia a edição de hoje do Público.

Até parece que é um caso único, mas não é. Casos idênticos a este existem de Norte a Sul de Portugal…

Quem já se esqueceu do docente que estava há já muitos anos a exercer funções na DREN e que foi enviado para a Escola a cujos quadros pertencia por, alegadamente, ter proferido alguns comentários jocosos sobre a “licenciatura” do ainda nosso Primeiro-Ministro?

Quem não se lembra do Dr. Jorge Coelho, há alguns anos atrás, a vociferar num tom mais do que ameaçador: “Quem se mete com o PS leva!”

Bem pode o Eng. José Sócrates e demais dirigentes do PS afirmar que no seu partido há liberdade de expressão por ser um partido plural, etc., etc., etc.

Uma coisa são as palavras… outra é a realidade: quem não está comigo é contra mim.

Infelizmente não é só no PS. Em qualquer partido, quem ousar pensar de maneira diferente dos “ortodoxos” e instalados nas estruturas partidárias, e tentar manifestar livremente a sua opinião, rapidamente “leva”: é afastado, suspenso, demitido, exilado, ameaçado, posto de parte, etc., etc., etc. Passa a ser persona non grata!

Felizmente, ainda há quem tenha a coluna vertebral erecta, e que teima em não ser mais um 'carneiro no rebanho', pensando pela sua própria cabeça, defendendo as suas opiniões, divulgando ideias diferentes dos “iluminados” que tudo fazem para se manter (e aos seus apaniguados) no poder.

Mas, tal como está a acontecer em alguns países no Norte de África e no Médio Oriente, um dia o povo cansa-se de tanto autoritarismo, de tanta autocracia, de tanta oligarquia, de tanto nepotismo, de tanto “quero, posso e mando” e “revolta-se”!

Quando tal acontecer, não esperem, pois, solidiariedade de quem quer que seja, os que não sabem, não souberam nem nunca saberão ser solidários.

A esperança é sempre a última a morrer!

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco