Igreja Católica Apostólica Romana: Santa e pecadora!



A propósito dos actuais desenvolvimentos sobre a questão da pedofilia na Igreja, Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) escreveu no seu Blogue (espaço de opinião publicado no jornal Sol, dia 1.04.2010) um breve texto que sintetiza, de uma forma simples e esclarecedora, o essencial sobre um aparente paradoxo: a Igreja Católica Apostólica Romana é, ao mesmo tempo, Santa e pecadora!

Diz MRS, referindo-se à Igreja: 

«… Mas a sua História é a História de milhares de anos de condutas humanas, imperfeitas e injustas tantas vezes. E só a sua inspiração sobrenatural e a essência da fé subjacente permitem explicar como o cristianismo perdura para além das fraquezas e dos erros daqueles que lhe deram expressão naquela História – bispos, padres e, em maior número, leigos. 

A verdade evangélica – que é radical e, por isso, brutal na sua exigência – ultrapassa, em muito, a dimensão conjuntural dos que, em cada momento, mesmo a nível institucional, dão expressão – mais ou menos fiel – a essa verdade.»

A Igreja é Santa, porque de instituição divina, fundada por vontade expressa de Jesus Cristo – «Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela.»(Mt 16,18) - e não por vontade ou capricho dos homens e mulheres deste ou daquele tempo ou lugar… 

Mas também é pecadora, porque constituída por homens e mulheres – não por anjos –, simples criaturas mortais, embora com plena liberdade de opção entre o Bem e o Mal.

A Igreja é constituída por todos os baptizados – bispos, padres, religiosos(as) e leigos - e constitui um Corpo cuja Cabeça é Cristo. 

Ora, neste caso, e ao contrário do que diz a célebre canção de António Variações, quando algum membro do “corpo não tem juízo, a Cabeça é que sofre!”.

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real