O Jardim da Carreira em Vila Real


“O lindíssimo Jardim da Carreira, com a sua exuberante vegetação e abrigado dos ventos norte, é um local aprazível onde a população da cidade passeia e se distrai.

Possui um monumento a Camilo Castelo Branco e um chafariz com duas bicas no qual se encontram escritas, em latim, as seguintes palavras:

«Terreno próprio para vosso aprazimento, saúde e repouso, o qual, pela sua extensão, também proporcionará aos doentes uma distracção salutar, tendo sido nivelado o terreno em toda a sua extensão e o chão tornado plano.

Mandaram-se vir do Gerês árvores desconhecidas com as quais se mantém igualmente a temperatura e a amenidade.

Com muito custo se conseguiu uma fonte de água pura, sadia e inesgotável, e o dinheiro empregado foi fornecido pelos habitantes mais generosos desta vila.

Queira Deus que os cuidados molestos, as discórdias e contendas cedam sempre lugar a um calmo contentamento.»” (1)

*****

“Vai longa esta lista de conselhos a quem quiser aproveitar bem a estada na nossa cidade.

Mas ainda gostaríamos de indicar dois últimos lugares que importa visitar.

Um deles é o Jardim da Carreira.

É um parque amplo, construído na época romântica, cuja atmosfera ainda hoje se adivinha e frui na sua paz.

Dois renques de tílias frondosíssimas fazem dossel e enchem o ar, por Junho e Julho, de uma frescura imensa e de um perfume suave que se sobrepõe ao das demais plantas.

Nem falta o velho coreto, onde umas vezes por outras ainda se ouve tocar uma banda ou uma tuna melodias sem tempo.

E, arredado da álea central um busto recorda aquele que foi o maior romancista português do século XIX: Camilo Castelo Branco, nascido em Lisboa, mas de origem bem vila-realense, que aqui viveu alguns anos - por sinal infelizes, a fazer fé no que ele mesmo diz - da sua juventude.” (2)


Datas para a História do Jardim da Carreira

1783 - Decisão da Câmara Municipal de Vila Real de criar a Carreira Nova, no até então chamado Passeio de São Francisco, e início das obras de terraplanagem. São responsáveis pela iniciativa o ouvidor José Duarte da Silva Negrão e o juiz de fora (que na época era, por inerência, presidente do Senado Municipal) Bernardo de Abreu Castelo Branco.

1803 - Continuação das obras da Carreira Nova: arborização com espécies provenientes do Gerês e construção dos paredões. Era juiz de fora José António Maurício da Costa Ubaldo. (Deliberação de 26 de Fevereiro de 1803)

1814 a 1817 - Finalizado o paredão que separava a Carreira Nova de São Francisco (atual Jardim da Carreira) da Carreira de Baixo (atual Avenida Almeida Lucena). Aumento do Passeio para 80 passos de largo e 380 de comprimento, com cinco ruas de arvoredo e a chamada fonte do Jardim da Carreira, sobre a qual é colocada uma inscrição em latim. Era juiz de fora António Roberto de Araújo.

1866 - Colocada a taça ou pequeno lago e plantadas novas árvores com que se cria a chamada Avenida das Tílias. Era presidente da Câmara António Correia de Almeida Lucena.

1871 - Construída a frontaria.

1889 - Instalado o coreto.

1891 - Remodelação do jardim pelo horticultor Marques Loureiro. Era presidente da Câmara Avelino Arlindo da Silva Patena.

1894 - Colocada na fonte a estátua de Vila Real, apeada em novembro de 1916 e posteriormente transferida para o edifício dos Paços do Concelho. São depositadas diversas pedras-de-armas de edifícios públicos e privados entretanto demolidos e outras peças de interesse arqueológico, constituindo uma espécie de museu ao ar livre, por iniciativa do Diretor dos Jardins Municipais José de Lemos. Instalação da iluminação elétrica.


1926 - Colocado o busto de Camilo no lugar da taça, que é retirada para esse efeito.

1932 - Retirado o busto de Camilo para o lugar que ocupa hoje e reconstruída a taça no seu local primitivo. A deliberação da Câmara Municipal, presidida por Júlio António Teixeira, é de 1931.

2003 - Inauguradas obras de beneficiação: escadaria no topo nascente, ampliação do parque infantil, rinque de patinagem, espaço de lazer, quiosque/café. (3)







(1) "O Concelho de Vila Real", Bandeira de Tóro, Julho de 1943 (texto editado e adaptado)
(2) “Vila Real – Itinerário mínimo”, de A. M. Pires Cabral (texto editado)
(3) Publicação por ocasião da inauguração das obras de requalificação do Jardim da Carreira – 4 de abril de 2003

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Futebol Club Vilarealense

Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca - Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Memórias do Café Club, em Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

De Vila Real às Pedras Salgadas - inauguração da nova linha férrea (1907)

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Vila Real de Traz os Montes vista em 1907