Exposição no AMVR: “Tradições em Vila Real: Santo António e a Feira do Gado”

Exposição no AMVR: “Tradições em Vila Real: Santo António e a Feira do Gado”

“As Festas em honra de Santo António (nascido Fernando de Bulhões, em Lisboa, e falecido em Arcela, arredores de Pádua) no dia 13 de junho de 1231) que há séculos se realizam em Vila Real, emprestam à cidade um colorido, movimento, alegria e odor especiais.

Ao longo dos tempos, e em cada ano de festejos, inúmeras foram as atividades promovidas pela Câmara Municipal de Vila Real, e muitas outras por diversas instituições e entidades culturais, recreativas, desportivas e religiosas da nossa cidade.

Foram procissões, exposições, cortejos (etnográfico, humorístico, histórico e luminoso), torneios, atividades desportivas, corridas de motos e de automóveis, corridas de toiros e o concurso pecuário da raça bovina maronesa, integrado na Feira de Gado, cuja origem se perde o tempo.

Foi com registos documentais de muitas destas atividades pertencentes aos espólios do Arquivo Municipal de Vila Real e de Achilles d'Almeida, e outros cedidos a título de empréstimo, nomeadamente as peças relacionadas com o gado bovino que foi elaborada esta exposição.


Pretende-se fazer memória junto dos vila-realenses que as vivenciaram ao longo dos tempos, e dar a conhecer estas tradições junto das novas gerações.

A exposição está integrada na comemoração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho), como forma de promover a preservação e divulgação da cultura e das tradições locais, apelando à participação dos cidadãos no sentido da salvaguarda do nosso legado cultural.

AMVR 2024”

(do catálogo da Exposição “Tradições em Vila Real: Santo António e a Feira do Gado)



Esta Exposição, simples e despretensiosa, mas muito interessante, pelos documentos que apresenta e pelo carácter evocativo, foi inaugurada no dia 7 de junho, âmbito das comemorações da Semana Internacional dos Arquivos, e vai estar patente ao público até ao próximo dia 4 de outubro, nas instalações do Arquivo Municipal de Vila Real, na Rua Dr. Augusto Rua.

Pode ser visitada, gratuitamente, todos os dias úteis, entre as 9h00 e as 15h30.





Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

O senhorio de Vila Real – O trágico fim do seu último marquês

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Busto de Camilo Castelo Branco | Vila Real: ontem, hoje e manhã?

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

A Feira de Santo António em Vila Real (1919)

Joelho da Porca | Gastronomia de Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

A Rua Central - atual Rua Combatentes da Grande Guerra - em Vila Real (1920)