Arquivo Municipal de Vila Real


Arquivo Municipal de Vila Real

O actual edifício do Arquivo Municipal de Vila Real é uma peça arquitectónica de finais do séc. XIX, inícios do séc. XX, que foi adquirida e recuperada pela Autarquia de Vila Real, com o intuito de devolver a cidade um património edificado de grande valor, adaptando-o às novas funções, de acordo com as mais modernas exigências técnicas na área da Arquivística.

Situado no n.º 3 da Rua Dr. Augusto Rua, o Arquivo Municipal de Vila Real está vocacionado para a gestão do património documental do Município, sendo neste contexto um serviço de gestão transversal, adoptando as valências de arquivo intermédio e de arquivo histórico e actuando em todas as fases do circuito documental.

Com quatro gabinetes amplos para estudos técnicos e oito lugares disponíveis para leitura e consulta, o edifício está dotado do equipamento necessário à prossecução de uma actividade em que se procura um patamar elevado de utilização do digital, quer no tratamento técnico, quer na disponibilização de conteúdos.

Para além da sua missão determinante de gestão da informação documental do Município, de pendor eminentemente técnico e administrativo, apresenta, ainda, uma forte componente cultural.

No papel de agente cultural, a sua acção procura proporcionar aos cidadãos conhecimentos mais aprofundados, sensibilizando-os para o valor do património documental, como parte fundamental da herança cultural do Município.

Sendo os fundos documentais desta instituição uma fonte viva de informação e de trabalho, presta apoio à actividade pedagógica do concelho, realizando, ainda, visitas guiadas e mostras do património à sua guarda

Ano: 2004 - Investimento: 1.028.963 euros | Co-financiamento: Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais

Fonte: “Vila Real – Duas décadas de Poder Local”, Julho de 2012

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real