Vila Real - 100 Anos de Elevação à Condição de Cidade

Avenida Carvalho de Araújo - Vila Real - Anos 50

Este ano, Vila Real celebra um marco significativo na sua história. A 20 de julho de 2025, celebra os 100 anos da sua elevação à condição de cidade. Um centenário que não é apenas uma data simbólica, mas também um momento de reflexão sobre o passado, o presente e as transformações que aconteceram na cidade que hoje conhecemos.

A importância desses 100 anos pode ir muito além de uma simples celebração, como, e muito bem, tem acontecido todos os anos. É uma oportunidade para olharmos para a sua evolução e para as muitas mudanças que marcaram ao longo destes 100 anos. Mas, mais do que isso, é uma ocasião para envolver os vila-realenses na construção de um programa, fazendo com que todos, mais do que passivos, sejam ativos deste momento histórico e, para isso, deve criar oportunidades para que os vila-realenses se envolvam, contribuam com as suas memórias e, com isso, ajudem a construir um legado para os seus descendentes. Essa participação ativa pode ser realizada através da partilha de histórias, fotografias e relatos que reflitam a evolução da cidade ao longo do tempo. É com esses testemunhos que se constrói a verdadeira memória coletiva.

Uma das formas de demonstrar a transformação de Vila Real ao longo destes 100 anos é por meio de uma exposição itinerante, que percorra as diversas freguesias que compõem o concelho. Uma exposição que não apenas mostre o antes e o depois, mas que também conte a história dos seus habitantes, das freguesias, dos acontecimentos marcantes e dos protagonistas que contribuíram, direta ou indiretamente, para o seu desenvolvimento. Além disso, a publicação de documentos históricos, como atas antigas do executivo, fotografias, cartazes, pode ser uma excelente forma de revelar a importância de todas as pessoas e iniciativas que, ao longo dos anos, ajudaram a transformar Vila Real. Decerto que o Arquivo Municipal e o Museu do Som e da Imagem, com muito poderão continuar a contribuir.

Uma visita virtual online à cidade seria também uma excelente ferramenta para aproximar os vila-realenses e os seus descendentes das transformações que ocorreram ao longo do século. A criação de um portal digital que permita explorar a cidade em diferentes períodos históricos, demonstrando as mudanças na arquitetura, sociais e culturais, tornaria a história de Vila Real acessível a todos, em qualquer lugar.

E porque o futuro também deve ser contemplado nestas celebrações, é fundamental que o município continue a investir na preservação das memórias da cidade. Criar espaços de recolha de histórias e testemunhos para as futuras gerações garantiria que, daqui a 100 anos, os descendentes dos vila-realenses de hoje possam conhecer a cidade como ela é hoje, com as suas transformações, conquistas e desafios.

Importa também referir que o próprio executivo municipal passou por várias transformações ao longo dos anos. Cada mandato trouxe consigo desafios e oportunidades, refletindo as transformações políticas, sociais e económicas que marcaram o município.

Este centenário é, portanto, uma oportunidade de não só comemorar o passado, mas também de projetar o futuro de Vila Real, com a participação ativa dos vila-realenses, na construção de um legado que irá enriquecer as memórias das gerações futuras. Com este espírito de união e partilha, Vila Real pode continuar a crescer, olhando sempre para o amanhã.

20 de janeiro de 2025

#vilareal

#centenario

Maximiano Pinto

(Texto publicado com autorização do autor)

Imagem: Postal editado pelo Centro Cultural Regional de Vila Real | Fotografia: Marius (Mário Rodrigues da Silva)

Mensagens populares deste blogue

A Festa de São Lázaro em Vila Real

Os cavacórios - doçaria tradicional de Vila Real

A Capela de Santa Margarida/S. Lázaro - Vila Real

Camilo por terras de Vila Real: Roteiro

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Foral de Vila Real doado por D. Dinis e Dª Isabel em 1289

A Avenida Carvalho Araújo em Vila Real, cerca de 1943

A Feira de Santo António em Vila Real (1919)

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real