Antes de ser já o somos….

O Governo-PS criou um novo “estatuto fiscal” para muitos contribuintes: o potencial ou presumível infractor, criando perfis de potenciais suspeitos de fraude!

A partir de agora, os novos contribuintes, particularmente as pessoas colectivas, vão ser olhados de lado pela máquina fiscal, e sempre que algum entrar em qualquer instalação do Ministério das Finanças, irá haver máquinas colocadas em locais adequados, mas só visíveis aos respectivos funcionários, com luzes, sons e avisos: CUIDADO, PRESUMÍVEL INFRACTOR APROXIMA-SE!

Como vão ser criadas fichas de suspeitos de fraude fiscal, é lógico que estes presumíveis infractores sejam ordenados de acordo com o grau da presumível infracção fiscal e periculosidade:

- presumível infractor com risco até 25% - luzes verdes e sem sirenes. O contribuinte é recebido e tratado com indiferença;

- presumível infractor com risco de 25,01% até 50% - luzes amarelas a piscar e sirene com som suave. O contribuinte é tratado com alguma desconfiança e revistado para confirmação de que não possui facturas ou outros documentos falsos ou adulterados.

- presumível infractor com risco superior a 50,0001% - luzes vermelhas a piscar furiosamente, sirene a jorrar decibéis superiores aos de um motor de avião no momento da descolagem. O contribuinte é agarrado por elementos do Corpo de Intervenção Especial da ASAE fortemente armados, é revistado numa sala com isolamento acústico e passa a estar permanentemente acompanhado por um agente do SIS enquanto estiver dentro das instalações.

Até agora imperava a máxima: “Inocente até provas em contrário!” A partir de agora para o Fisco qualquer contribuinte passa a ser: “PRESUMÍVEL CULPADO até provas – e muitas provas - em contrário!”

Mensagens populares deste blogue

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Nossa Senhora da Pena e o milagre descrito em 1752

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Madame Brouillard ou Virgínia Rosa Teixeira

O Paço dos Marqueses de Vila Real

Foral de Vila Real doado por D. Dinis e Dª Isabel em 1289

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Convento de Santa Clara - Vila Real