Os Paços do Concelho de Vila Real - Breve resenha histórica

 

Os Paços do Concelho de Vila Real - Breve resenha histórica

Inicialmente foi um Hospital

Exemplar de arquitetura civil do primeiro quartel do séc. XIX, o atual edifício dos Paços do Concelho é propriedade do Município desde 1915, por aquisição à Santa Casa da Misericórdia que o construiu de raiz e nele teve a funcionar, durante quase um século, o Hospital da Divina Providência.

Foi construído entre 1817 e 1820 em terrenos adquiridos por iniciativa do então provedor da Santa Casa da Misericórdia, tenente de Cavalaria 6 Francisco da Silveira Pinto da Fonseca, futuro General Silveira e Conde de Amarante.

Estes terrenos eram destinados, conforme o próprio título de aquisição, a um hospital a estabelecer com a designação de Hospital da Divina Providência, na sequência de um movimento de solidariedade que, além do futuro General Silveira, contou também com o apoio de muitos beneméritos locais.

Destes são de destacar os comerciantes José e Francisco Rodrigues de Freitas, em homenagem aos quais foi dado o nome de Largo dos Freitas à pequena praça nas traseiras do edifício.

O Hospital era considerado um dos melhores da província e assinale-se, por mera curiosidade, que foi o primeiro edifício onde, em Vila Real, se instalou uma rede de campainhas (anterior à instalação no Hotel Tocaio), um ano antes da inauguração da luz elétrica (1894).

Entrada principal era nas atuais traseiras

A fachada principal do edifício era a que dá para o atual Largo dos Freitas. É aí que se encontra o escudo nacional.

Mais tarde passou a ser o lado voltado para a Av. Carvalho Araújo, depois de se ter procedido a obras de transformação e colocação de uma escadaria monumental, originaria, segundo se diz, do Convento de S. Francisco, então já parcialmente demolido.

Em 1915, quando a Câmara Municipal procedeu à última ampliação do Largo do Tabulado (após expropriação e demolição de todos os edifícios, inclusive a antiga Casa da Câmara, de 1537, a primeira edificada fora de muralhas, entre o Salão High-Life e o Largo do Hospital), a Misericórdia vendeu-lhe o edifício, por valor igual àquele por que adquiriu o imóvel construído em 1892 por Monsenhor Jerónimo Amaral, grande benemérito, onde estivera instalado o Colégio de Nossa Senhora do Rosário e para onde deslocou o Hospital.

Em 1916, data que se lê ainda num arco interior, a Câmara Municipal instalou finalmente os seus serviços no edifício.

Sobre a ala nascente...

Ainda antes da aquisição pela Câmara Municipal, tinha sido construída a chamada Ala Nascente, onde funcionou o tribunal e uma escola primária. Na noite de 10 de Novembro de 1964, a Ala Nascente sofreu um grande incêndio que provocou a destruição de documentos e mobiliário da secretaria da Câmara que ali funcionava.

Posteriormente, no rés-do-chão da Ala Nascente funcionaram serviços afetos à PSP – Vila Real.

Em tempos, foram realizadas obras de recuperação e melhoria de toda a ala, passando ai a funcionar exclusivamente serviços municipais: nos dois primeiros pisos, serviços técnicos e administrativos.

No piso superior, para além da sala de reuniões do executivo municipal, estão instalados os gabinetes do Presidente da Câmara Municipal e dos Vereadores, assim como do respetivo pessoal de apoio.

Imagem de destaque

Imagem do edifício quando ainda funcionava como hospital.

Na imagem vê-se também à direita (prédio mais alto), o edifício do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, que a Misericórdia adquiriu para instalar o seu hospital, pela altura em que vendeu à Câmara o edifício dos actuais Paços do Concelho.

Fonte: texto elaborado pelos serviços municipais de cultura (texto editado, adaptado e aumentado.)

"Villa Real"

“Outrora no centro dos Arcos do Tabolado, foi com a demolição destes transferida para o tôpo da fonte da Carreira de Cima.

Na base tinha o brasão das portuguesas e uma lápide que, segundo diz a tradição foram britadas para calcetamento.

Tempos houve em que, mercê das disputas armas políticas favorecerem esta ou aquela facção, o entusiasmo partidário dos «vencedores» levava-os a pintarem-na de vermelho, azul e mesmo dourado.

Foi retirada em 1916 do Jardim do Passeio para ser colocada no novo edifício dos Paços do Concelho, onde permanece.” 

(texto inserto no Catálogo da Exposição “O Postal Ilustrado veículo de propaganda do concelho de Vila Real no início do século” – Vila Real – 1979) Saber mais

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Memórias do Café Club, em Vila Real

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Tenente Horácio de Assis Gonçalves - Governador Civil de Vila Real (1934-44)

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica