Constantim está de parabéns!


Paróquia de Constantim - Vila Real está hoje, duplamente, de parabéns: as obras de beneficiação da Igreja Paroquial estão concluídas, logo melhoraram as condições de participação nas celebrações religiosas.

Ao mesmo tempo, a comunidade está maior e mais rica. Hoje, durante a Eucaristia Dominical, receberam o Sacramento do Baptismo duas meninas: Leila e Yasmine.

Sejam bem-vindas!

No próximo fim-de-semana (último Domingo de Julho) realizam-se nesta localidade (antiga capital das Terras de Panóias e uma das mais antigas vilas à qual o conde D.Henrique concedeu, ao mesmo tempo que a Guimarães, carta de foral, em 1096) as Festas em honra de Sta Maria da Feira e S. Frutuoso

Igreja Paroquial de Constantim: datada de 1726, sobressai pela sobriedade e elegância do conjunto, enriquecido por uma capela exterior adossada à frontaria do edifício, no lado direito. Classificada como Imóvel de Interesse Público, abriga no interior, em talha de madeira dourada do séc. XVII, um sacrário rotativo com quatro esculturas representando a prisão de Jesus Cristo, a flagelação, calvário e ressurreição.

Na capela exterior guarda-se o crânio de São Frutuoso (Santa Cabeça de S. Frutuoso), que é tradição beijar a 20 de Janeiro e no último Domingo de Julho.

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria