O que nos está a acontecer?


Bispo de Vila Real lembra 40 anos da Humanae Vitae 

«Para não ter de se lutar diariamente por um ideal, é mais fácil derrubar esse ideal, na ilusão de que se fica mais livre».

A leitura do artigo de D. Joaquim Gonçalves e, particularmente a frase que acima se transcreve, provoca-me uma breve, e ainda que superficial, reflexão: O que é que nos está a acontecer? Que sociedade estamos a construir? 

- A luta contra a toxicodependência não produz efeitos? O aumento do consumo de estupefacientes não pára de aumentar e de destruir vidas e famílias?

Não há problema: legaliza-se o consumo, semicerram-se os olhos ao chamado “pequeno tráfico” e instalam-se “casas de chuto assistidas…”!

- Os programas escolares estão desadequados, os alunos não querem ocupar algum tempo a estudar, há professores desmotivados e desautorizados superiormente, …, o insucesso aumenta a olhos vistos?

Não há problema: determina-se administrativamente que os alunos não podem ficar retidos (eufemismo para “chumbar”), obrigam-se os professores a ser mais benevolentes (pois os alunos têm direito aos sucesso), decide-se que os exames têm de ser mais fáceis e “sem rasteiras”, e assim se consegue o tão desejado “sucesso escolar”!

- A vida está difícil, “estou farto de ti…”, “a paixão acabou…”, “já não aguento mais…”, …!

Acabam-se os problemas, legislando a favor do divórcio a pedido de um, esquecendo os direitos do outro e, mais importante, os direitos dos filhos, únicos inocentes e sempre vítimas dos eventuais erros de outros!

Imagem

JP

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…