Juízes em causa própria…

Li a notícia no DE “Funcionários do Parlamento escapam a corte nos salários” e concluo: 36 anos após o 25 de Abril, continua a haver, sem tentativa de encobrimento – às claras, desavergonhadamente - uns privilegiados, enquanto que os outros – a maioria - pagam as favas! Uns é que comem os figos e aos outros é que se lhes arrebentam os lábios!

Quando há assessores que ganham mais do que os respectivos ministros (como é o caso da assessora de imprensa da Ministra da Educação, entre outros), temos o direito e o dever de perguntar: como é possível?

As regalias (a lista é imensa!...) que de que alguns foram e estão beneficiando ao longo dos anos e as dificuldades com que muitos outros se deparam no respectivo dia-a-dia mostram de forma mais que evidente que Portugal ainda não é uma verdadeira democracia. É, essencialmente, uma “partidocracia” corporativa, onde o mérito é substituído pelo amiguismo e pelo nepotismo, e onde facilmente a simonia tem lugar: primeiro os nossos, depois os nossos, a seguir os nossos e depois, muito depois… ainda continuam os nossos. Os outros? Os competentes, os responsáveis, os que possuem e demonstram apurado empenho no “serviço público”, os que não têm “interesses particulares”, etc.? Querem lá saber deles?

A corrupção campeia, e a Justiça – lenta, vagarosamente - nada consegue ou nada quer fazer: não vá o diabo tecê-las e, de repente, algum agente dessa mesma “justiça” encontra-se envolvido em alguma situação menos legal!...

Hoje, dia de Greve Geral, poderia, também, ser dia de reflexão...

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes, por A. Lopes Mendes, em 1886