Criar “regiões administrativas” para isto?

Desde que o assunto “regionalização” começou a ser discutido que a minha opinião sobre a mesma tem sido de “muitas dúvidas” mais favorável ao “NÃO”!

Por mais que me tentem convencer do contrário, acho que Portugal é um país uno e que todos os Portugueses devem ser tratados da mesma maneira, ter as mesmas leis, os mesmos direitos e os mesmos deveres, etc.

O que se tem vindo a passar com as actuais Regiões Autónomas cada vez me dão mais razão: veio a público que “Os funcionários públicos dos Açores passam ao lado dos cortes salariais”.

É certo que só vão ser alguns, os que auferem remunerações ilíquidas entre os 1.500€ e os 2.000€, pois o Governo Regional, do socialista Carlos César vai-lhes atribuir uma remuneração compensatória igual ao valor do “corte salarial”.

Mas só para os funcionários que dependem do Governo Regional. Para os que dependem do Governo da República Portuguesa, os cortes vão ser feitos e nada recebem…

Imaginem agora se a Madeira faz o mesmo, e se já houvesse, pelo menos, mais 5 regiões no Continente: uns veriam o seu vencimento reduzido, enquanto que outros, vivendo num concelho vizinho, mas pertencendo a outra “região”, continuariam a ganhar o mesmo.

Será que assim o deficit da República Portuguesa diminui?

Por que "carga de água" é que há tratamento diferenciado para portugueses nas mesmas condições? Será que alguns serão filhos e outros enteados? Será que alguns de nós seremos filhos de um deus menor?

Se, de repente, aparecer por aí algum demagogo e populista que saiba aproveitar o descontentamento geral que já está instalado e que só pode ainda vir a aumentar, depois não se queixem!

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes, por A. Lopes Mendes, em 1886