As Escarpas estão atentas... Reparos

Abriu ao público, no passado dia 10 de Setembro (fez um mês há apenas dois dias!), o Hospital da Luz - Vila Real, instalado no edifício onde, durante décadas, funcionou o Hotel Tocaio, bem no centro da cidade de Vila Real, em plena Avenida Carvalho de Araújo.
De acordo com o que foi amplamente noticiado pelos órgãos de Comunicação Social, este equipamento de saúde custou cerca de 10 milhões de euros, acrescidos de 2,7 milhões, que terá sido o valor do custo da aquisição do imóvel.
Estamos todos de parabéns: a iniciativa privada, pela coragem em investir no interior – embora não tão “interior” como as zonas rurais, e ao contrário dos sucessivos governos - e a população, que assim fica melhor servida em termos de resolução dos seus problemas de saúde, dadas as dificuldades do CHTMAD em resolver as inúmeras situações problemáticas da unidade hospitalar de Vila Real.
No entanto, e apesar da qualidade arquitetónica do edifício reconstruído (apenas me refiro ao exterior), há um pequeno “senão” que “borra a pintura toda”!
Não sei se alguém já reparou, mas o passeio em frente ao Hospital da Luz Vila Real está em “cimento bruto” (!), com acabamentos fracos, que em nada dignificam esta zona da cidade, em tempos considerada a “Sala de Visitas de Vila Real”.
Façam favor de ver:

Será que, apesar do investimento total de 12,7 milhões de euros, não havia disponíveis mais alguns (poucos) milhares para que fosse colocado um piso mais adequado ao local? Não seria possível, pelo menos, colocarem um piso igual ao do passeio em frente? Em junho de 2014, era este o tipo de piso que estava neste passeio agora em cimento:

Vejam, mesmo com algumas ervas e algo desnivelado, pelos longos anos de uso, não é muito mais bonito?

Ou, então, porque não colocaram o mesmo tipo piso colocado no passeio ao lado do edifício? Vejam, e digam da vossa justiça:

Para terminar, facilmente se constata que não existe nenhum equipamento a servir a paragem de autocarro que fica em frente a este edifício. Já do outro lado da avenida sim!


Será que não houve tempo, enquanto o edifício foi reconstruído, para serem realizados os procedimentos de aquisição de um equipamento que faz falta aos utentes dos transportes públicos, quer em dias de sol, quer em dias de chuva. 
Ou nos outros dias… sempre haveria um banco para os mais idosos ou os mais cansados não terem de esperar, de pé, pelo autocarro! E em junho de 2014 havia lá um, como se pode comprovar numa imagem já colocada neste post.
Alguém poderá vir argumentar que, agora, o passeio não terá as dimensões suficientes para esse equipamento. A ser assim, não teria sido possível aumentar o passeio (tal como estão a ser aumentados os passeios por esta Bila fora), ocupando um pouco do espaço que é (ou era) público, sem prejudicar os espaços de estacionamento reservados (e bem!) à frente do edifício?
Poderá haver razões justificativas para tudo o que atrás referi… agora que alguém falou nisto!
Fiquem bem.

Mensagens populares deste blogue

Igreja Paroquial de Parada de Cunhos (Vila Real) em 1913

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Festa da Árvore em Torgueda - 1913

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

A Capela de Santa Margarida/S. Lázaro - Vila Real

Imagens da colocação da estátua de Diogo Cão em Vila Real (1958)

OS BROCAS - Uma Ilustre família de Vila Real

Vila Velha | Conjuntos Urbanos de Vila Real