Ponte de Almodena | Pontes antigas em Vila Real

Ponte de Almodena sobre o rio Cabril

"Ilustração Portuguesa", nº77 - 1907

Esta ponte, também conhecida como Ponte da "Salgada" (1), está localizada sobre o rio Cabril, afluente do rio Corgo, nos limites das freguesias de Vila Real (antigamente São Dinis) e de Parada de Cunhos.

Começou a ser construída em 1862, e dado que o seu custo ultrapassou largamente as provisões iniciais, o rei D. Luís terá perguntado se esta ponte estava a ser construída em ouro.

Por ela passam/passavam as estradas nacionais: a Estrada Nacional 15 (EN 15), ou Estrada do Douro e Trás-os-Montes (liga as cidades do Porto e de Bragança), e a Estrada Nacional 2 (N2), a estrada portuguesa mais extensa, com 739,26 quilómetros, e que liga Chaves, em Trás-os-Montes, a Faro, no Algarve.

(1) O nome "Salgada" terá sido emprestado pela Tasca da Salgada, que existiu perto desta ponte, mesmo no desvio da EN2 e EN15 para Mondrões, Bisalhães, etc. à direita de quem desce de Vila Real (informação disponibilizada por Armando Conceição Miro, num post no Fb).

Este nome [ponte da Salgada] também o ouvi aos meus pais, em diversos momentos e sobre diversas circunstâncias, mas estava esquecido numa qualquer gaveta da memória!

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco