Rio Corgo - Vila Pouca de Aguiar e Régua

Vila Pouca - um casebre rústico

(Phot. de Miguel Monteiro)

"Irmão, sim. Disse-o algures. Torno a dizê-lo. A mãe dele é minha mãe - Vila Pouca de Aguiar. E Vila Pouca, ao dar-nos à luz, se alguma coisa marcou diferença entre mim e ele, foi na data do nascimento - a do Córgo algo anterior à minha, apesar da minha contar à roda de dois séculos.

Que, no tocante a naturalidade, por pouco nos não igualou - fazendo-o nascer no meu berço, ou a mim no berço dele.

Eu nasci em casa com janelas traseiras debruçadas sobre o Chão Grande - cortinha dos meus avós paternos, estimada em não sei quantos alqueires.

No Chão Grande nasce o rio Córgo, quando muito a cinquenta braças da casa onde eu soltei os primeiros alentos. (…)"


Régua - cachoeiras do Corgo

(Phot. de António Teixeira)

“Por último, agora de maior idade, à testa do cortejo das bem amadas, mete resoluto à Régua. Domestica as penedias do Tarregido. Ensina o caminho às paralelas da via férrea. Lava os pés aos laranjais ribeirinhos de Penaguião. E a despeito das agruras da derrota, só uma vez ou outra retarda o passo - no prazer de admirar e reverenciar, sobre o bojo das primeiras colinas durienses, os socalcos plantados de videiras, as escadarias majestosas por onde o Vinho do Porto do Olimpo desce à terra."

Régua - Ponte sobre o Corgo - À passagem do comboio

"Atinge a Régua. Não pode mais. Sente-se no termo dos seus trabalhos. Vê à sua frente o rio Douro, frio e sinistro, chamando-o a contas em rudes vozes. Fiel amigo, despede-se das ribas afestoadas de cepas. Bom cristão, faz o sinal da cruz. E na singeleza dos mártires e dos heróis, entrega-se resignadamente à morte - morre nos braços do rio Douro, que o recolhe as entranhas e por fim o sepulta no mar.”

Régua - o Corgo suave

(Phot. Miguel Monteiro)

Régua - uma cachoeira no rio Corgo

(Cliché de A. Teixeira)

Fontes

Textos: “O Córgo – Via e obra dum rio”, Sousa Costa – Edição da Comissão Regional de Turismo da Serra do Marão, 1961

Imagens: “Ilustração Católica” (diversos números)

Mensagens populares deste blogue

Igreja Paroquial de Parada de Cunhos (Vila Real) em 1913

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Festa da Árvore em Torgueda - 1913

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Imagens da colocação da estátua de Diogo Cão em Vila Real (1958)

A Capela de Santa Margarida/S. Lázaro - Vila Real

OS BROCAS - Uma Ilustre família de Vila Real

Vila Velha | Conjuntos Urbanos de Vila Real