Edifício do Arquivo Municipal de Vila Real | Ontem, hoje e amanhã?

O edifício do Arquivo Municipal de Vila Real, visto dos Jardim da Estação.


“O edifício do Arquivo Municipal de Vila Real é uma peça arquitectónica de finais do Séc. XIX, inícios do Séc. XX, representante de uma arquitectura a que se convencionou apelidar de “traça brasileira”, trazida no retorno de emigrantes que fizeram fortuna no Brasil.

O presente “Chalet” do nº 3 da Rua Dr. Augusto Rua, originariamente pertencente ao benemérito Joaquim Vitorino de Oliveira [nasceu em Vila Real, freguesia de S. Pedro, em 15.10.1862, e faleceu em Lisboa, em 06.03.1926] (1), importante homem de negócios no Estado do Pará, foi posteriormente passando de mãos, até à fixação do seu arrendamento ao Colégio de Nossa Senhora da Boavista, que inicialmente se instalou nas três peças arquitetónicas, que se enfileiram nesta artéria de grande equilíbrio urbano.

A reconstrução do edifício e a sua adaptação às novas funções, pretendeu trazer de volta à cidade um património edificado de enorme valor, tendo alterado, necessariamente, o seu interior e o logradouro e mantendo inalterável a fachada e alçados, recorrendo mesmo à produção manual de novos azulejos para o revestimento externo da fachada principal, com matriz efetuada pelos antigos, os quais não foi possível recuperar em obra, devido ao seu acentuado estado de degradação.”

Fonte do texto (editado) | (1) Fonte

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A igreja matriz de São Pedro - Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Arquivo Municipal de Vila Real

Para a história da Avenida Marginal...

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

A freguesia de Abaças vista em 1943

"O tal dr. Zézé, o garoto da Bila"

Vila Velha | Conjuntos Urbanos de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica