Aguadeiras em Vila Real

 

Aguadeiras de Vila Real

Aguadeiras de Vila Real

Os primeiros dados do abastecimento de água organizado à cidade de Vila Real remontam ao ano de 1905.

O sistema então utilizado era composto por diversos fontanários espalhados pela cidade, com origens próprias, sendo os principais e mais importantes os situados junto à Sé Catedral, posteriormente no Largo Luís de Camões [e que voltou a ser colocado no local original], o da Carreira Baixa, frente ao antigo restaurante "O Espadeiro" e o de S. Pedro junto às atuais escadas, no arco embutido no muro [ver imagem abaixo].

A distribuição de água à população mais abastada era assegurada diariamente por aguadeiras que levavam aos clientes cântaros de um almude (30 litros) cobrando 120 Reis por mês. Se fossem dois cântaros diários a despesa era de 200 Reis.

Os consumos então previstos, por pessoa e por dia, eram de 7,5 litros, situação que se manteve até ao início dos anos 30.

Fonte: Centro Português de Fotografia

Fonte: Centro Português de Fotografia

Nos últimos anos e devido à escassez de água, a mesma era recolhida à noite no período de estio, dando origem a grandes bichas discussões e mesmo disputas físicas normalmente só resolvidas pela polícia. (1)


O mesmo fontanário da imagem acima, quando estava na Praça Luís de Camões (até 2020). Fonte


O fontanário de S. Pedro.

Em Vila Real, nos finais da década de 30, foi fundado um Grupo Folclórico denominado "Aguadeiras Transmontanas". 

Imagem de destaque: Postal Ilustrado - Fototipia - cerca de 1912 - Reedição dos Serviços Municipais de Cultura - Vila Real - 1999 | Texto (adaptado): Site da EMARVR (desativado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Avenida e Jardim da Estação do Caminho-de-ferro

Joelho da Porca | Gastronomia de Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Sport Club de Vila Real e o Campo da Eira

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Foral de Vila Real doado por D. Dinis e Dª Isabel em 1289

Vila Real, capital de Traz-os-Montes

Diogo Cão - genealogia do intrépido e arrojado navegador português

Asilo de "Infância Desvalida" – Vila Real