A Festa da Árvore em Torgueda - 1913

Em Torgueda: o cortejo em marcha de Arnadelo para Tuizendes.


Na pequena terra de Torgueda, à beira de Vila Real, também se realizou com brilho a festa da árvore, sendo muito interessante a cerimónia da plantação e o desfile das crianças.

O reverendo Afonso Ribeiro Catalão falando ao povo na varanda da escola de Torgueda.

(Clichés do distinto fotógrafo amador sr. Aurélio Teixeira Martins)

Ilustração Portuguesa, nº371 - 31 de Março de 1913

A Festa do Dia da Árvore e da Floresta

A Festa do Dia da Árvore e da Floresta em Portugal no início do século XX, logo após a implantação da República, era um evento de grande importância e significado para as populações locais.

A celebração, que ocorria anualmente no dia 21 de março, era uma oportunidade para destacar a importância da preservação das árvores e da natureza, além de consciencializar a sociedade e as comunidades locais sobre a importância da conservação das florestas.

Nessa época, a consciência ambiental ainda estava a iniciar-se, e a Festa do Dia da Árvore e da Floresta era uma forma de educar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.

Várias atividades eram organizadas para marcar a data, como plantio de árvores em áreas verdes, palestras educativas sobre a importância das florestas, exposições de flora e fauna, concursos de desenho e redação sobre o tema, entre outras iniciativas.

A festividade também servia como um momento de união e solidariedade entre as comunidades, que se juntavam para celebrar a natureza e renovar o compromisso com a sua preservação.

A participação das crianças era muito incentivada, uma vez que eram o futuro do país e deveriam ser educadas desde cedo sobre a importância da conservação ambiental.

Com o passar dos anos, a Festa do Dia da Árvore e da Floresta foi evoluindo e tornando-se cada vez mais popular, mobilizando um número cada vez maior de pessoas em todo o país, reduzindo a sua carga partidária e mesmo ideológica.

Até os dias de hoje, a data continua a ser celebrada em Portugal, mas com um foco ainda maior na importância da preservação ambiental e na conscientização sobre as ameaças que as florestas enfrentam.

A memória desse evento histórico nos faz refletir sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. (GPT)

Mensagens populares deste blogue

Igreja Paroquial de Parada de Cunhos (Vila Real) em 1913

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Da "Flor da Cidade" à "Pastelaria Gomes"

A Capela de Santa Margarida/S. Lázaro - Vila Real

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Escola Industrial e Comercial de «José Júlio Rodrigues»

OS BROCAS - Uma Ilustre família de Vila Real