Aos visitantes da Sé Catedral de Vila Real

 


"A Igreja de São Domingos, sede de um convento dessa ordem fundado por monges vimaranenses no tempo de D.João I (1421) e erigido a partir de 1424, constitui o melhor exemplo transmontano da arquitectura gótica.

O plano aqui adoptado, despojado e funcional, composto por três naves de três tramos, transepto saliente e cabeceira de capela-mor única, testemunha a cronologia quatrocentista da obra, circunstância reforçada ainda por outros elementos decorativos, como as pilastras chanfradas, os capitéis de folhagem de tipo batalhino, ou a fachada com robustos contrafortes cingindo o portal, este de três arcos apontados, inscrito em gablete e sobrepujado por rosácea.

Situado extra-muros, no antigo campo do Tavolado, com adro ornado com um cruzeiro de alto fuste (datado do século XVI), trata-se de um tipo de arquitectura gótica de porte robusto, em variação regional, a que António Nogueira Gonçalves chamou o tardo-gótico vila-realense.

À semelhança do que se passou em outras regiões do Norte do País, onde o Gótico teve grandes dificuldades para se impôr como linguagem artística dominante, também a Igreja de São Domingos possui características ainda vincadamente românicas, não obstante a cronologia avançada da obra.

A extrema robustez dos seus muros ou a escassa iluminação do interior são elementos conotados com o Românico que se prolongaram ao longo de toda a Baixa Idade Média no Norte do reino, formando um grupo artístico bem diferente do que então se alcançou no Centro e no Sul do território nacional.

Muito tempo passou antes que o templo dominicano albergasse a sede da Diocese, só muito recentemente criada (1922).

No século XVI, no reinado de D. Manuel I, procedeu-se a uma primeira remodelação do convento, como o prova uma porta encimada pela esfera armilar.

Bastante mais vastas foram as obras do século XVIII, altura em que se substituiu a primitiva cabeceira gótica, em benefício de uma mais ampla, mais profunda, e mais moderna estrutura, profusamente iluminada (através de janelões nas paredes laterais).

Deste mesmo período barroco é a torre sineira (1742).

A extinção das Ordens Religiosas, em 1834, significou a decadência do convento.

Alvo de um violento incêndio em 1837, que destruiu grande parte do recheio, só viria a ser restaurado nas décadas de 30 a 50 do século XX, altura em que foi colocado o actual retábulo-mor, obra maneirista do Convento de Odivelas.

Já no século XXI, O IPPAR promoveu um projeto convidando o pintor João Vieira a efectuar um conjunto de vitrais para o edifício.

O resultado foi uma composição inspirada no prólogo do Evangelho Segundo São João integrada na estrutura medieval do edifício.

Mais recentemente, a Sé Catedral de Vila Real foi enriquecida com o monumental órgão sinfónico construído pela Família de organeiros italianos Vincenzo Mascioni e inaugurado no dia 20 de Abril de 2016.

Gratos pela vossa visita."

Fonte do texto: Folheto existente junto à entrada lateral da Sé de Vila Real (editado)

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Memórias do Café Club, em Vila Real

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Tenente Horácio de Assis Gonçalves - Governador Civil de Vila Real (1934-44)

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica