O Parque Corgo – Vila Real

O Parque Corgo é o mais emblemático espaço verde da estrutura ecológica municipal, não só pela extensão de elevadíssimo valor paisagístico e ambiental que constitui, mas, também, pela experiência singular de (re)encontro com a natureza que proporciona.

Graças à intervenção integrada de reabilitação urbana e valorização ambiental de que foi objecto, promovida no âmbito do Plano de Pormenor do Programa Polis para aquela zona, foi possível em 2005 devolver o rio e a sua envolvente aos cidadãos.

Exemplo de perfeita integração do Parque na malha urbana, que o tornou parte vital da cidade, o projecto destacou o rio como elemento ambiental estruturante, melhorando e potenciando o acesso e a travessia das suas margens, ao longo de três quilómetros de caminhos pedonais e seis pontes, entre o Bairro de Santa Margarida e a zona da Timpeira.

A forte adesão que tem registado justifica-se, em larga medida, pela sempre renovada oportunidade de diálogo com o rio e de contemplação de diversas espécies da fauna, flora e singularidades geológicas, num espaço colectivo de identidade e referência urbana que está igualmente qualificado para o desenvolvimento de actividades culturais, lúdicas e desportivas.

Dinâmico e diversificado, com 55 mil metros quadrados de extensão, oferece variadas propostas de acordo com os interesses de quem o procura.

A zona do Parque Além-Rio, anexa ao Teatro Municipal, apela a uma utilização mais urbana e recreativa, disponibilizando uma Casa de Chá com esplanada, dois parques infantis e um polivalente desportivo com balneários, tendência que se mantém e reforça a montante de Codessais, na zona de permanência de Pé-de-Cavalo, com a oferta de espaços destinados à restauração, actividades lúdicas e culturais.

O Centro de Ciência Viva, localizado na margem direita do rio, completa o conjunto de mais-valias de que o Parque Corgo dispõe.

Ano: 2005 | Investimento: 7.773.282 euros | Co-financiamento: Programa Polis

Fonte: “20 anos de Poder Local”

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Memórias do Café Club, em Vila Real

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Vila Real de Trás-os-Montes, por A. Lopes Mendes, em 1886

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real