Ponte da Timpeira | Pontes antigas em Vila Real
Ponte da Timpeira sobre o rio Corgo
Cliché de Miguel Monteiro
"Ilustração Portuguesa", nº733 - 8 de Março de 1920
A
construção da Ponte da Timpeira, sobre o rio Corgo, terá tido
início a 20 de Maio de 1863, ou em 1861, dependendo das fontes.
Tem 22
metros de comprimento e 17,03 metros de altura, e por ela passava a antiga E.N.
nº15, que ligava as cidades do Porto e de Bragança.
Por ela
passava, também, o traçado inicial do Circuito Internacional de Vila Real.
A sua construção
veio substituir, em parte, a utilização da ponte romana de Piscais, que lhe
fica um pouco acima.
***
"Quem vê esta
foto da Ponte da Timpeira, em tempos fim da freguesia de Mateus e começo da
freguesia de Borbela, a qual foi capa da "Ilustração Portuguesa",
dirá que existe ponte mas não existe estrada.
De facto no
final da ponte há uma mancha negra, sem continuidade. Tal deve-se ao facto de a
estrada "fontista", construída na década de 60 de Oitocentos, ao
final da ponte, para quem vem de nascente para poente, virava à direita e subia
rumo à povoação da Timpeira.
À esquerda,
depois do acesso à Casa da Levada, que pertenceu ao antigo Presidente da
Câmara, Francisco Joaquim da Mota Costa Lobo, havia uma derivação para a
designada "Quelha do Costa Lobo" que ia dar à estrada das Flores.
Na década de 20
houve aí um crime violento.
Esta estrada
que passava pelo centro da povoação da Timpeira, onde existem bonitas casas
oitocentistas, ia entroncar na estrada de Chaves, junto a um posto de
transformação e acesso ao Centro Comercial.
Foi na década
de 30 do séc. XX que foi construída a nova estrada a qual viabilizou as
condições para dispormos de uma via de cintura que serviu para iniciar as
corridas de automóveis.
Nascia o
Circuito automóvel de Vila Real que tanta fama passou a dar a Vila Real,
considerada a capital dos desportos motorizados.
Diga-se, já agora, que a dita Ponte da Timpeira foi alargada em 1957, bem como boa parte do antigo Circuito tendo sido construídos muitos muros, em granito, dos quais existem alguns troços (ex. Zona do Lameirão).
A questão da
localização da Ponte da Timpeira, sobre o Rio Corgo, que serviria a estrada de
Bragança (N.º 15) e estrada de Sabrosa (N.º 322) não foi pacífica, como
acontece com todos os projectos.
Havia, entre os
técnicos, quem defendesse a construção de uma ponte no sítio de Codeçais que
também servisse a estrada da Régua e evitasse as descidas e subidas íngremes de
acesso à Ponte de Santa Margarida.
A técnica ainda
não apresentava soluções de pontes metálicas como a que foi utilizada na nossa
ponte que ligou o lugar de S. João da Fraga à futura estação."
António Conde
Visita às obras de alargamento da Ponte da Timpeira, c. de 1957(Foto de que não se conseguiu saber autor ou proveniência, que tem "andado" pela internet. Disponibilizada por António Sousa) |