Ponte da Timpeira | Pontes antigas em Vila Real

 

Ponte da Timpeira sobre o rio Corgo

Cliché de Miguel Monteiro

"Ilustração Portuguesa", nº733 - 8 de Março de 1920

A construção da Ponte da Timpeira, sobre o rio Corgo, terá tido início a 20 de Maio de 1863, ou em 1861, dependendo das fontes.

Tem 22 metros de comprimento e 17,03 metros de altura, e por ela passava a antiga E.N. nº15, que ligava as cidades do Porto e de Bragança.

Por ela passava, também, o traçado inicial do Circuito Internacional de Vila Real.

A sua construção veio substituir, em parte, a utilização da ponte romana de Piscais, que lhe fica um pouco acima.

***

"Quem vê esta foto da Ponte da Timpeira, em tempos fim da freguesia de Mateus e começo da freguesia de Borbela, a qual foi capa da "Ilustração Portuguesa", dirá que existe ponte mas não existe estrada.

De facto no final da ponte há uma mancha negra, sem continuidade. Tal deve-se ao facto de a estrada "fontista", construída na década de 60 de Oitocentos, ao final da ponte, para quem vem de nascente para poente, virava à direita e subia rumo à povoação da Timpeira.

À esquerda, depois do acesso à Casa da Levada, que pertenceu ao antigo Presidente da Câmara, Francisco Joaquim da Mota Costa Lobo, havia uma derivação para a designada "Quelha do Costa Lobo" que ia dar à estrada das Flores.

Na década de 20 houve aí um crime violento.

Esta estrada que passava pelo centro da povoação da Timpeira, onde existem bonitas casas oitocentistas, ia entroncar na estrada de Chaves, junto a um posto de transformação e acesso ao Centro Comercial.

Foi na década de 30 do séc. XX que foi construída a nova estrada a qual viabilizou as condições para dispormos de uma via de cintura que serviu para iniciar as corridas de automóveis.

Nascia o Circuito automóvel de Vila Real que tanta fama passou a dar a Vila Real, considerada a capital dos desportos motorizados.

Diga-se, já agora, que a dita Ponte da Timpeira foi alargada em 1957, bem como boa parte do antigo Circuito tendo sido construídos muitos muros, em granito, dos quais existem alguns troços (ex. Zona do Lameirão).

A questão da localização da Ponte da Timpeira, sobre o Rio Corgo, que serviria a estrada de Bragança (N.º 15) e estrada de Sabrosa (N.º 322) não foi pacífica, como acontece com todos os projectos.

Havia, entre os técnicos, quem defendesse a construção de uma ponte no sítio de Codeçais que também servisse a estrada da Régua e evitasse as descidas e subidas íngremes de acesso à Ponte de Santa Margarida.

A técnica ainda não apresentava soluções de pontes metálicas como a que foi utilizada na nossa ponte que ligou o lugar de S. João da Fraga à futura estação."

António Conde

Visita às obras de alargamento da Ponte da Timpeira, c. de 1957

(Foto de que não se conseguiu saber autor ou proveniência, que tem "andado" pela internet. Disponibilizada por António Sousa)

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