O Teatro-Circo em Vila Real e os «Bailes da Carolina»!

Teatro-Circo em Vila Real (1943)

O Teatro-Circo em Vila Real

Este teatro, considerado o melhor da província, por não ter pano de ferro e lhe faltarem no palco algumas comodidades exigidas, foi encerrado.

Pena é, porque o interior do edifício é duma elegância admirável e tem esplêndidas condições acústicas.

Ainda se realizam no Teatro Circo os conhecidos e tradicionais bailes do Carnaval, intitulados «Bailes da Carolina» [realizados entre 1905 e 1957], organizados pelos Bombeiros Voluntários [da Cruz Verde]. (1)

É proprietário do Teatro Circo o conhecido capitalista da Régua, Sr. António Pereira do Espírito Santo. (2)

De acordo com informações disponibilizadas por Luís Sousa Costa, «Os últimos proprietários foram os 3 irmãos “Serra”, Pedro Maria Cunha e Serra, João Avelino Cunha e Serra e um outro.» 

Grato.

[Dado o estado de degradação do edifício, em 1957 o mesmo foi escorado, e deixou de aí haver as habituais atividades cinematográficas e teatrais, para além dos bailes já referidos.

Na imagem abaixo, que regista uma feira de gado no Pioledo, pode ver-se o Teatro-Circo – ao centro - e a Capela do Espírito Santo, à direita.]

Feira de gado no Pioledo (Vila Real)

(Fotografia e edição: António Augusto Alves Teixeira, 1906 - Fototipia)

(Pode ver-se o edifício do Teatro-circo e a Capela do Espírito Santo)

(1) Por mera curiosidade: Na reunião da Câmara Municipal de Vila Real, realizada no dia 27 de Fevereiro de 1943, foi presente um ofício da "Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real, nº 1, de 25 do corrente, pedindo isenção de impostos para setenta quilos de confeti e dez milheiros de serpentinas para os bailes do Teatro Circo, em benefício daquela Corporação. Deferido."

(2) In “Concelho de Vila Real”, Julho de 1943 – Bandeira de Tóro (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

O Chafariz Metálico | Chafarizes e fontes em Vila Real

Capela de Santo António – já não existe em Vila Real!

No Largo do Pelourinho representavam-se as comédias!

Celebrações no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes – Vila Real

A lenda da construção da Torre de Quintela

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Imagens da colocação da estátua de Diogo Cão em Vila Real (1958)

Vila Velha | Conjuntos Urbanos de Vila Real

Roteiro arqueológico e artístico do concelho de Vila Real

A cultura do tabaco no concelho de Vila Real - Achegas para a sua história