Vila Real foi visitada por El-rei D. Carlos em 1906

Uma vista de Vila Real de Trás-os-Montes, visitada por S.M. El-Rei D. Carlos

"As viagens entraram nos usos e costumes e de viagens falando portanto, começaremos pela de El-rei, porque a tout seigneur, tout honneur.

Tendo partido há tempos para as Pedras Salgadas, em uso das famosas águas medicinais, dali diz-se regressará no próximo domingo, por Vila Real, Régua e Porto, devendo chegar a Sintra na segunda-feira às 9 horas da manhã.

Todos os jornais se têm longamente ocupado das festas com que a fantasia dos aquistas tem procurado remediar a monotonia das horas: regatas para cujos prémios El-rei se dignou pintar duas aguarelas, tiro aos pombos, almoço num dos pontos mais pitorescos da serra, saraus literários e musicais.

Tem-se El-rei mostrado satisfeitíssimo.

Muito bem recebido por onde tem passado, nem o divertimento predilecto lhe faltou durante a sua estada na província de Trás-os-Montes.

Em Parada de Monteiros foi lhe oferecida uma caçada aos javalis, sendo-lhe depois servido um almoço em casa do opulento lavrador, sr. Pereira.

No dia seguinte, foi a Sabrosa e almoçou depois em Mateus, onde o recebeu o Conde de Vila Real, representante do célebre, erudito morgado, cujo solar é dos mais belos de Portugal."


El-Rei D. Carlos nas Pedras Salgadas 

Grupo de El-rei e aquistas que ofereceram a Sua Majestade um almoço na serra 

Fotografia da srª D. Anna Rodrigues

in "Ocidente", nº994 – 1906 (texto editado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Convento de Santa Clara - Vila Real

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Diogo Cão - genealogia do intrépido e arrojado navegador português

OS BROCAS - Uma Ilustre família de Vila Real

Apontamentos para a história da criação do cemitério de Vila Real (S. Dinis)

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os Paços do Concelho de Vila Real - Breve resenha histórica