De Vila Real às Pedras Salgadas - inauguração da nova linha férrea (1907)


"Coincidindo com a viagem d'El-Rei às Pedras Salgadas, para a sua cura de águas deste ano, o governo autorizou a abertura à exploração provisória do novo troço da linha férrea do Douro, que fica ligando Vila Real com aquela afamada estância minero-medicinal.

A respectiva inauguração realizou-se, pois, no domingo 14 do corrente [Julho de 1907].

O novo caminho-de-ferro, cujo percurso é de 37 quilómetros, segue de Vila Real, em rampa, até Vila Pouca de Aguiar, começando desde este ponto a descer até às Pedras Salgadas.

Parte do trajecto faz-se entre elevadíssimas e alcantiladas montanhas, e em quási todo ele o rio Corgo acompanha o comboio, correndo ao seu lado em ziguezagues caprichosos.

A vegetação é por toda a parte exuberante e viçosa, e a paisagem apresenta uma grande diversidade de aspectos graciosos.

É por isso que, apesar de lhe faltarem obras de arte importantes, o ramal de Vila Real às Pedras Salgadas fica sendo uma das linhas mais pitorescas do país, da mesma forma que, sob o ponto de vista económico, assume uma indiscutível utilidade para a região que serve, tendo, além disso, o mérito de facilitar o acesso à magnífica estação de águas transmontana.

Antigamente, de Vila Real às Pedras Salgadas, o trajecto com quanto relativamente fácil, e embora feito por estradas pitorescos, era em todo o caso, alguma coisa aborrecido para os viajantes desta época, a quem os requintes de comodidade e as conveniências de rapidez, que oferece o caminho-de-ferro, fazem desdenhar a poesia e o imprevisto das velhas jornadas com os meios clássicos de transporte.

Agora nem resta já esse pretexto fútil para alegar.

A formosa estância de Verão, com a sua admirável paisagem de montes e vales, com todos os seus celebrados encantos, tornou-se acessível aos mais exigentes de todas as facilidades da vagabundagem luxuosa e de prazer.

E como as Pedras Salgadas ficam no coração de Trás-os-Montes, devemos esperar que essa linda e forte província, que tão lindos espectáculos da natureza oferece aos olhos do forasteiro, e é, contudo, ainda tão pouco conhecida, será daqui por diante mais visitada e mais merecidamente apreciada.

É o que tem sucedido a todos os pontos onde a linha férrea tem ido penetrar; é o que sucederá decerto a Trás-os-Montes daqui por diante.

E bom é que nos resolvamos a visitar também esta linda terra de Portugal, que tão abandonada anda da nossa curiosidade, injustamente absorvida de preferência pelas coisas de lá de fora, que só, em segundo lugar, deveríamos sentir o desejo de ver."


Na Régua: aguardando a chegada do comboio real

Entrada do comboio na gare da Régua

Em Vila Real: à espera do comboio régio.


O 13 de Infantaria formado na cais da estação de Vila Real


Em Vila Real: em continência


El-Rei e a comitiva recebendo cumprimentos


O pessoal da nova estação

À saída da gare

Nas Pedras Salgadas: A carruagem régia

Os carros da comitiva real


Uma manifestação na gare


À saída da estação


El-Rei apeando-se à porta do hotel Avellames


Os velhos transportes... resistindo ao progresso


Manifestações monárquicas

Tipos populares de Trás-os-Montes

(Clichés de Benoliel, enviado especial da «Ilustração Portuguesa»)

Fonte: "Ilustração Portuguesa", nº 74 - 22 de Julho de 1907 (texto editado e adaptado) | Imagem de destaque: Postal Ilustrado - Fototipia - c. 1912 - Edição da Casa M. J. David Guerra - Vila Real. Reedição dos Serviços Municipais de Cultura - Vila Real, 1999

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira