Consagração da Diocese de Vila Real ao Sagrado Coração de Jesus
Sagrado Coração de Jesusexistente da Sé de Vila Real |
"O dia 19 de Junho [de 1925], consagrado pela liturgia ao Sagrado Coração de Jesus, foi particularmente festivo [e devidamente preparado por um tríduo de oração e de pregação]; pela manhã, celebraram-se uma missa de comunhão geral e outra para as crianças com centenas de comunhões, e ainda um solene pontifical com homilia pelo bispo de Portalegre.
À tarde, após a consagração das crianças ao Sagrado Coração de Jesus na igreja do Recolhimento de Santa Clara, organizou-se uma procissão, só de crianças, que se estendia por mais de um quilómetro de percurso.
«Nunca em Vila Real, e eu não sei se no País inteiro, se viu jamais uma tão extensa procissão de pequeninos, vindos de todos os pontos da Diocese!» - jubilosamente exclamava Lima Vidal [D. João Evangelista de Lima Vida, 1º Bispo da Diocese de Vila Real].
Ao meio da avenida de Carvalho Araújo, numa paragem do cortejo religioso, deposta a sagrada custódia num altar adrede preparado, D. João Evangelista fez a consagração da Diocese ao Sagrado Coração de Jesus, cuja fórmula foi repetida, frase por frase, pela imensa multidão que se apinhava.
Tudo terminaria na sé, com o cântico do te-deum e com a bênção do Santíssimo Sacramento.
«Depois fomos todos contentes - relatou o prelado - cheio de amor ao Sagrado Coração de Jesus e de reconhecimento por tantas graças recebidas, tomar a nossa refeição de festa, e depois o descanso a que tínhamos já algum direito»."
In “Lima Vidal no seu tempo”, João Gonçalves Gaspar, Edição da Junta Distrital de Aveiro, 1974 (texto editado)