Banda de Música de Mateus, mais do que bicentenária!


Banda de Música de Mateus

A Banda de Música de Mateus é a mais antiga do distrito de Vila Real e uma das mais velhas do País, tendo sido formada em 1810.

"Contudo, apesar da sua longa existência - de acordo com registos existentes - não houve qualquer interrupção na sua vida.

Conheceu, no entanto, outros títulos: Música de Mateus, Banda da Legião Portuguesa e Música Velha de Mateus."

Em devido tempo, adotou a designação formal de Associação Cultural e Recreativa da Banda de Música de Mateus, uma Instituição de Utilidade Pública (2001).

"Reza a história de Mateus, no que concerne a agrupamentos musicais, a existência de duas bandas: a Banda de Música Nova, que foi extinta, e a Banda Velha que continuou a sua caminhada de mais de dois séculos e que integrou alguns elementos da agremiação que acabou em 1959."

"(...) Deve-se a Frei Vicente de Nossa Senhora da Conceição, e ao seu apaixonado gosto pela música, a criação da Banda de Música de Mateus já que, preocupado em apresentar com mais solenidade a Santa Missa, ensinou um grupo de rapazes a cantar com acompanhamento, para assim dar mais encanto à celebração da Eucaristia.

O embrião e arranque da Banda de Música de Mateus passou a ter em Frei Vicente o seu principal dinamizador e entusiasta.

Nos dados biográficos do clérigo regista-se a sua disponibilidade para acompanhar a música a pé nas suas atuações e, como mestre de canto, a emprestar o seu saber em prol da instituição. (...)”

“Um dos mitos ou segredos de Frei Vicente"

Diz a lenda, em opúsculo aprovado pela autoridade eclesiástica em 1947, a propósito da música de que Frei Vicente se dizia enamorado, que passados os primeiros anos da sua instalação na Casa de Urros em Mateus, um grupo de rapazes de 10 a 16 anos e começou a ensinar-lhes os primeiros elementos da arte, com o fim de os habilitar a cantarem uma Missa.

Preparado o grupo de cantares, logo se organizou uma música de capela e, passado pouco tempo, a música de rua, prestando-lhe Frei Vicente toda a qualidade de serviços com vista á sua fundação."

Fonte: “Vila Real Revista Municipal” - Abril de 2001 (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

Vila Real de Trás-os-Montes, por A. Lopes Mendes, em 1886

«Ceifeiras de S. Dinis» | Grupos de Folclore que existiram em Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Memórias do Café Club, em Vila Real

General José Augusto Alves Roçadas

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

A igreja matriz de São Pedro - Vila Real