"Rua da Praça em que se representam as comédias"


Numa coleção de memórias de Vila Real, remetidas oficialmente à Academia Real de História, em 1721 (códice A (??) da Biblioteca Nacional de Lisboa), se lê a seguinte notícia, que serve para corroborar a opinião de que os nossos teatros antigos eram descobertos, como são hoje as praças de touros.

Rua da Praça em que se representam as comédias

«Pela parte de dentro dos arcos do terreiros do Tabolado, fica a rua da praça que faz rossio quadrado, aonde está o pelourinho feito com grandeza e primor da arte, onde se vende pão cozido, pescado, azeite, fruta e hortaliças, e assim mais, leitões, caças, queijos, frutas secas, doces, e outras coisas comestíveis, cuja vendagem se estende por toda esta circunferência até ao arco do Duque e rua da Ferraria, e a fazem regateiras obrigadas na Câmara cada uma a seu género.

E de tudo está sempre tão abundante e mimosa, que no seu tanto pouco difere da fertilidade que se vê na ribeira da corte e cidade de Lisboa ocidental.

Na quadratura desta rua da praça se representam as comédias, lugar muito acomodado para o dito efeito, por todo ser cercado de casas de dois andares, com muitas janelas onde se acomoda o sexo feminino, e tem âmbito para palanques onde se acomoda o masculino.

E por mais gente que concorra das terras do reino quando há festejos públicos, por bem cercado [que está] todos veem e ouvem."

Fonte: "Archivo Pittoresco", nº16 – 1863 (texto editado e adaptado) | Imagem: Google Earth

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

Diogo Cão - genealogia do intrépido e arrojado navegador português

Convento de Santa Clara - Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Casa onde foi educado Camilo Castelo Branco

Apontamentos para a história da criação do cemitério de Vila Real (S. Dinis)