Edis da Câmara Municipal de Vila Real (1942-45)

Teve lugar nos princípios de Janeiro de 1942, a posse das individualidades de que se compõe a nova vereação da Câmara Municipal de Vila Real para o quadriénio de 1942-45. [ver nota no final]

É seu muito ilustre Presidente o Sr. Francisco Joaquim da Mota e Costa Lobo (*), pessoa que durante toda a sua vida, revelou as mais altas qualidades de trabalho e perseverança nos altos cargos que tem ocupado.

Natural de Vila Real, filho de Albano Eduardo da Costa Lobo e de D. Maria do Loreto da Mota e Costa Lobo, muito cedo saiu da sua terra natal, pois tinha apenas 18 anos quando partiu para Moçambique como funcionário de finanças.

Manteve-se nessa nossa província ultramarina durante o longo período de 27 anos, conseguindo chegar a ocupar o alto e honroso cargo de Director Geral de Finanças dessa Colónia, após o que regressou a Portugal, resolvido a dedicar-se às suas importantes propriedades de que é um exemplar administrador.

Cedo, porém, começaram os seus amigos e conterrâneos a exigir a sua colaboração na administração dos assuntos referentes à sua terra natal.

Assim, foi convidado para Provedor da Misericórdia onde mais uma vez revelou e pôs em prática todo o seu saber, até que por fim foi eleito, em Fevereiro de 1938, Presidente da Câmara Municipal, cargo que ainda ocupa presentemente e onde tem criado muitas e sinceras simpatias.

Ultimamente foi distinguido por Sua Excelência o Sr. Presidente da República, com o grau de Comendador da Ordem de Benemerência.

Como Presidente da Câmara Municipal, tem ainda o Sr. Francisco da Costa Lobo a seu cargo os Serviços Municipalizados, dos quais é muito ilustre Presidente do Conselho Administrativo, e além disso, a Polícia Municipal.

Como vereadores foram eleitos os senhores:

- Capitão João Baptista Trancoso, único reeleito da vereação anterior, onde não só tinha demonstrado a sua alta inteligência, como também in vulgares e apreciadas qualidades de grande competência e saber.

É um velho amigo de Vila Real, trabalhando por ela há já 15 anos, sem descurar um só momento os interesses de Vila Real.

Tem sido incansável na administração dos assuntos públicos da sua terra e muito tem contribuído para a prosperidade da mesma.

Como oficial distintíssimo da Administração Militar, tem sabido conquistar a simpatia e amizade dos seus camaradas.

- Major António Cândido da Costa Lobo Ferreira, a quem foram confiados os serviços de
propaganda e vogal da Comissão Administrativa dos Serviços Municipalizados.

Ninguém melhor que S. Ex.ª estaria indicado para estes lugares, principalmente para o da propaganda, visto tratar-se de uma pessoa da mais alta competência e de um oficial de reconhecidos méritos.

- Manuel de Sousa Morais, a quem foram entregues os serviços relacionados com os jardins e cemitérios.

Homem de excepcionais qualidades de trabalho, tendo feito a sua vida no Brasil, é hoje considerado um dos principais proprietários de Vila Real.

Este vereador, tendo-se ausentado por algum tempo, foi oportunamente substituído pelo vereador substituto Sr. Fortunato António de Almeida, honrado comerciante da praça de Vila Real e também abastado proprietário.

- Dr. António Feliciano, a quem foram designadas as secções de Higiene e Saúde Pública, cargos que desempenha com a maior proficiência e saber, visto tratar-se de um conhecido clínico de apreciável reputação.

- Engenheiro Duarte Vilar de Figueiredo, que ficou presidindo aos melhoramentos urbanos e de cultura.

Apesar de novo é uma pessoa capaz de se revelar à altura do lugar que ocupa, pois é possuidor das mesmas qualidades de seus irmãos, conhecidíssimos no meio culto de Vila Real.

- Francisco Castelo Branco, proprietário e pessoa de comprovada boa vontade e espírito altruísta, que ficou o pelouro da Assistência, cargo que muito acertadamente lhe foi designado.

Como vereadores substitutos foram eleitos os seguintes senhores:

- Maximiano Gomes da Silva,

- Dr. António Tibúrcio Monteiro,

- Fortunato Pereira de Almeida,

- Manuel Duarte Figueiredo,

- Manuel Antunes Lemos e

- Joaquim da Costa Gomes Júnior.

O Conselho Municipal ficou constituído da seguinte maneira:

- Srs. Dr. Sebastião José Claro da Fonseca,

- António de Araújo,

- Pompeu Osório,

- Ernesto Acácio Fernandes,

- Alfredo Ribeiro,

- Eduardo José Abreu,

- Óscar Gomes Barros,

- Pedro Alves da Fonte,

- Leopoldo Teles de Abreu,

- Eduardo Borges de Azevedo e

- João Tocaio.

É Secretário da Câmara o Sr. Dr. Armando Alves Machado, pessoa da mais elevada competência, zeloso e cumpridor de todos os seus deveres, chefe disciplinador, possuidor das mais altas qualidades morais e filho de uma das mais ilustres famílias de Vila Real.

Com tais componentes, (incluindo também a vereação cessante) fácil é de concluir que a Câmara Municipal de Vila Real tem tido à sua frente uma selecção de homens que muito a honram e que a tem servido com uma desvelada e acertada dedicação.

O seu actual Presidente, Sr. Francisco da Costa Lobo, espírito empreendedor e de excepcionais qualidades de trabalho, que mercê da sua isenção e do seu zelo de bem servir, dá ao Município o melhor do seu esforço ao lado dos seus camaradas, bons e leais servidores dos interesses do Município de Vila Real, tem merecido, como estes, a confiança do povo do concelho, dados os seus esforços para tornar eficiente a sua acção em prol da sua terra, como se verá no resumo da obra camarária levada a efeito nos anos de 1938 a 1941, e bem assim, nos discursos, relatórios e mapas a seguir apresentados.

Fonte: “O Concelho de Vila Real”, Bandeira de Tóro, Julho de 1943

Notas

(*) Foi nomeado pela primeira vez Presidente efetivo da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Real por despacho publicado no Diário do Governo, 2ª série, nº 41, de 19 de Fevereiro de 1938, conforme ata da referida Comissão de 25 de Fevereiro de 1938, na qual tomou posse do cargo.

- Reparo do Sr. Alfredo Santos Fernandes: "Na altura, o Presidente da Câmara não era eleito, mas sim nomeado pelo Ministro do Interior. Só havia eleição (?) para a vereação."

Agradecemos!

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco