Jardim da Estação e Palacete das Virtudes | Ontem, hoje e amanhã?

Jardim da Estação e Palacete das Virtudes -100 anos de diferença!

O Palacete das Virtudes - Vila Real

"Foi construído por Madame Brouillard, a quiromante de Folhadela (para o povo vila-realense era “a Bruxa”), que em Lisboa enriqueceu a decifrar a “buena dicha” na palma da mão de muito boa gente, incluindo, parece, o primeiro-ministro João Franco.

Esta senhora veio a ser a maior benemérita da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, que fez por testamento sua herdeira universal, deixando-lhe uma fortuna considerável para a época.

O edifício não é muito grande, mas tem alguma imponência e um traçado agradável. No primeiro andar tem janelas em ogiva. O segundo é revestido a azulejo azul-claro.

Mas o mais interessante de tudo são as estátuas que lhe dão o nome. 

São três figuras femininas com os respectivos atributos que encimam a frontaria: à esquerda, a Esperança, com a âncora; à direita, a , com a cruz; ao centro (porque geralmente é considerada a mais cristã das três virtudes teologais), a Caridade, que ampara duas crianças, órfãs certamente.

No frontão, no meio de abundantes mas não em demasia elementos decorativos, um círculo alberga um monograma: um V e um T entrelaçados, significando Virgínia [Rosa] Teixeira, nome civil de Madame Brouillard." (1)



(1) A. M. Pires Cabral (texto editado) 

Notas:

Na Sessão de 18 de Outubro de 1929 da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Real, foi presente um ofício "do Hospital d'esta cidade pedindo a esta Comissão Administrativa para dar o nome de Avenida Madame Brouillard à parte da estrada municipal para Folhadela que liga os Três Lagares à ponte de Tourinhas. Foi deferido por unanimidade devendo a dita rua ficar com o nome de Rua de D. Virgínia Rosa Teixeira. Oficiando-se n'esse sentido ao Ex.mo Conservador do Registo Predial e Provedor do Hospital."

Na Sessão de 9 de Novembro de 1929, foi presente um ofício "do Hospital da Misericórdia de Vila Real agradecendo a esta Câmara ter rezolvido pôr o nome de Rua de D. Virgínia Rosa Teixeira à parte da estrada de Folhadela que conduz dos Três Lagares à Ponte de Tourinhas. Inteirado"

Fonte: Livro de “Actas da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Concelho de Vila Real” | CT: AMVR/ALL/-CMVR/B/A/001-Lv0076 | Arquivo Municipal de Vila Real

Mensagens populares deste blogue

Da Alameda do Caminho-de-Ferro ao Jardim da Estação

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

XI Feira do Bacalhau de Abambres

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

OS BROCAS - Uma Ilustre família de Vila Real

Foral de Vila Real doado por D. Dinis e Dª Isabel em 1289

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Escola do Magistério Primário de Vila Real (Corpo docente) – Curso 1965-67