O automóvel em Vila Real

"Em Vila Real: No controle. O automóvel da Illustração Portugueza e ao lado o cavaleiro sr. Ferreira e a commissão local" (Illustração Portugueza, nº 85 - 1907) - Por ocasião do 1º Raid Híppico Nacional -

"Em outubro do corrente ano [2007] regressam as corridas a Vila Real.

Regressam, digo bem, já que desde 1931, ano das primeiras corridas, uma vez por outra (e algumas houve) fomos obrigados, contra nossa vontade, a interromper o mais importante cartaz turístico que o concelho alguma vez teve.

Mas, por mais fortes e adversos que fossem os motivos da interrupção, as diferentes comissões organizadoras do Circuito de Vila Real e a Cidade (que de alguma forma cresceu condicionada por ele), sempre foram capazes de os ultrapassar e adaptar-se às novas realidades.

Mas a vida, que mais parece viver de ciclos, provocou novas contrariedades, novos interregnos, novos regressos.

Por mim, regressarão sempre, porque há muito sei que a Cidade nasceu com o automóvel.

Exagero? Creio que não.

Não pensem que me refiro às notícias que a numerosa imprensa vila-realense muito cedo transmitiu ou ao animatógrafo que em 1897 no Teatro Circo e noutros salões construídos propositadamente para este efeito nos traz as primeiras imagens do automóvel.

Lembro, isso sim, que o uso do automóvel fez parte do dia-a-dia de uma terra que há muito era capital de distrito e sede de Divisão Militar (1901/1902) e de Diocese (1922).

Aureliano Barrigas, Como tratar o meu automóvel, Porto, 1926

Assim:

Em nome da necessidade de consolidar o regime saído do 5 de Outubro de 1910, aqui vieram muito frequentemente, usando o automóvel, ministros, políticos e altos funcionários da Administração.

Vila Real situava-se num dos mais importantes eixos rodoviários de acesso às estâncias termais do Alto Tâmega, frequentadas desde a década de 1870 pela família real e diversos outros membros da aristocracia, personalidades que foram das primeiras a importar automóveis.~

Os nossos comendadores e titulares da diáspora não resistiram a adquirir e a importar automóveis com “o ouro que floriu” no Brasil e em São Tomé e Príncipe.

Vila Real dispunha de uma das mais importantes feiras do Norte de Portugal, onde, já na década de 1910, se viam dezenas de automóveis, ao lado das carruagens e dos cavalos, acabando por provocar um efeito perverso que conduziu gradualmente ao desaparecimento de um número considerável de criadores de cavalos na região e da feira de gado cavalar.

O país, desde Fontes Pereira de Melo, dispunha de uma rede de boas estradas que cobriam grande parte deste, algumas delas consideradas à época "notabilíssimas pelo seu arranjo, como as da Serra do Marão e da Estrela".

Tudo isto são razões mais do que suficientes para compreender que, para além de um desporto, o automobilismo trouxe consigo um comércio e uma indústria (…), que se foram desenvolvendo a partir do dia em que em Vila Real apareceu pela primeira vez o automóvel.

Finalmente, e para que não fique qualquer dúvida, lembremos também a importância social do automóvel.

Circuito de Vila Real - Caricatura de Aureliano Barrigas publicada em O Comércio do Porto, Porto, 16 de Junho de 1931

Por exemplo:

O excursionismo começou verdadeiramente nessa altura - em 13 de Maio de 1928 camionetas e automóveis transportaram dezenas de pessoas de Vila Real e povoações vizinhas em peregrinação a Fátima.

Durante a pneumónica, automóveis transportaram os médicos às aldeias onde a situação se revelou mais grave.

Durante o Combate de Vila Real, em 8 de Janeiro de 1919 (vésperas da Monarquia do Norte), são os automóveis que transportam os feridos aos hospitais e colocam frente a frente os comandos adversários.

Altos funcionários e polícias, ao serviço do Governo Civil, da Administração do concelho e da Câmara Municipal, percorrem o distrito na procura de soluções urgentes para abastecer de milho os mercados de Vila Real, na repressão ao contrabando de gado, na captura de criminosos, na apreensão de objetos destinados ao fabrico de moeda falsa e, logo no início da Grande Guerra, no serviço de recolha de informações em Verín, Orense, Ginzo de Limia e Vigo. (…)"


Projeto de uma bomba de gasolina a instalar na Av. Carvalho Araújo, em frente ao "Stand Ford", Vila Real, 1928

Fonte: Folheto sobre exposição “O Automóvel em Vila Real” (20 de Julho a 31 de Agosto de 2007), por Elísio Neves (texto editado).

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