A Ponte Metálica sobre o rio Corgo, em Vila Real
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Descrição
Ponte rodoviária, construídas nos finais do séc. XIX e
inícios do séc. XX, em ferro de um tabuleiro, plano, constituído por três tramos
assentes em dois pilares de cantaria tronco-piramidais e de diferente altitude,
de aparelho "quadratum" com
os cunhais de cada face formando alhetas salientes, terminados em cornija,
formando assim três vãos de diferente extensão.
A amarração do tabuleiro às margens é efetuada por
pegões-encontro, também em cantaria aparelhada e lateralmente reforçados por
arcos de volta perfeita assentes em pilares retangulares inclinados, formando
falsos arco botantes; o da margem direita, mais longo, tem cinco arcos e o da
margem oposta apenas dois; nos seguintes, dispõem-se gárgulas.
Cada tramo da ponte é constituído por uma armação de duas
vigas principais contínuas retas, de vão retangular, interligadas por vigas
mestras dispostas verticalmente e solidariezadas por outras em X.
Pavimento de argamassa betuminosa e passeios em cimento
formando quadrados, protegidos por guardas metálicas, de estrutura tubular e
rede metálica entre os encontros; sobre os pegões-encontro, as guardas são em
cantaria, tendo num dos pilares do lado de Vila Real a inscrição "J.A.E.
1951 - Grande Reparação".
A ponte tem o comprimento total de 184 m; a extensão dos
vãos é de 32 m + 45 m + 32 m; a faixa de rodagem tem a largura de 6 m e cada um
dos passeios 1m; as guardas têm a largura de 8 m.
Acessos
São Pedro, E.N. 313, Km 52.230. WGS84: 41º17'50.47''N.,
7º44'27.29''O.
Enquadramento
Urbano, isolado, lançada sobre o rio Corgo, que corre a 45 m
de profundidade, ligando o morro de São João da Fraga, na margem direita, ao da
Raposeira, na margem esquerda, ambos muito íngremes e aprumados sobre o rio,
numa zona de estrangulamento rochoso.
A uma cota inferior, ergue-se a ponte de Santa Margarida (v. PT011714240049) que tem nas
proximidades a Capela de Santa Margarida
(v. PT011714240073) e vários cruzeiros.
Cronologia
1894 - data em que, segundo a Revista de Obras Públicas e
Minas, já se construíam os apoios da ponte que daria passagem à estrada
distrital nº 48, e se apontava para breve a abertura de concurso para execução
da estrutura metálica;
1895 - adjudicação da construção da estrutura metálica à
Companhia Aliança - Fundição Massarelos;
1898 - rescisão do contrato com a Companhia Aliança -
Fundição Massarelos;
1901, Janeiro - novo concurso para a construção da estrutura
metálica, sendo adjudicado à Empresa Industrial Portuguesa;
Maio - apresentação do projeto definitivo pela empresa;
1904, Abril - realização das provas de resistência da ponte;
inauguração da ponte, com um tabuleiro intermédio, localizado a meia altura das
vigas principais, constituído por carlingas e longarinas onde assentavam as
chapas abauladas que suportavam o pavimento em macadame; a faixa de rodagem
tinha 4 m de largura e os passeios 0,75 m cada;
1948, Novembro - início da recuperação e transformação da
ponte, como resposta às novas necessidades de trânsito, com deslocação do
tabuleiro para o banzo superior das vigas principais, alteando a rasante do
mesmo em c. 1.50 m; construção de uma laje de betão armado, saliente em relação
às vigas principais, para permitir o alargamento do tabuleiro; construção de
arcos sobre pilares dispostos lateralmente aos pegões-encontro, reforçando a
estrutura e simultaneamente alargando o pavimento;
1951, Maio - reinauguração oficial da ponte;
1996 - Direcção dos Serviços de Pontes da JAE elaborou uma
inspeção geral e promoveu a elaboração de um estudo prévio para reabilitação da
ponte.
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Ponte metálica sobre o Corgo. Dia da inauguração? |
Intervenções realizadas
JAE: 1948 - reparação e transformação da ponte;
Direcção de Estradas de Vila Real: 2002 - obras de
beneficiação e reforço da ponte, sendo o empreiteiro a empresa Teixeira Duarte;
pintura de toda a estrutura e construção de passadiços exteriores para o trânsito
pedonal.
Observações
A inauguração da ponte sobre o Corgo foi considerado um
acontecimento de grande importância para a cidade, tendo o povo composto a
seguinte quadra alusiva
"Já temos a luz
eléctrica,
marcos postais e
estação;
a ponte está quase pronta
e os automóveis virão".
Fonte (texto editado e adaptado)
Nota: Em reunião da Câmara Municipal de Vila Real, realizada em 10 de outubro de 1904, e por proposta do então Presidente da CM, foi deliberado, por unanimidade, denominar esta ponte de Ponte Conselheiro António d'Azevedo.