Escola Industrial e Comercial de «José Júlio Rodrigues»

Escola Industrial e Comercial de «José Júlio Rodrigues»

(Largo de S. Pedro - Maio de 1937)

A Escola Industrial e Comercial de «José Júlio Rodrigues», em Vila Real, tem prestado à causa da instrução profissional desta região os mais relevantes serviços.

Foi criada sob a designação de Escola de Desenho Industrial de «D. Luiz I», tendo posteriormente, já na vigência da República, sofrido algumas modificações na orgânica, passando, então, a denominar-se Escola de Artes e Ofícios de «José Júlio Rodrigues» e, depois, Escola de Trabalhos Femininos de «José Júlio Rodrigues».

Porém, a sua completa transformação teve lugar em Dezembro de 1921, data em que, pelo Decreto N.º 7.911, foi convertida em Escola Industrial.

Finalmente, pelo Decreto N.º 9.971, foi convertida em Escola Industrial e Comercial de «José Júlio Rodrigues», pela fusão da Escola Industrial e Aula Comercial.

E, desde a sua fundação, na presente modalidade, tem ela constantemente ampliado a sua esfera de acção a grande parte do sul da província de Trás-os-Montes, quer preparando operários conscientes e especializados, que hoje honram as suas profissões, quer formando guarda-livros e escriturários competentes, já em situações de larga responsabilidade nos diversos ramos das suas actividades.

Com uma frequência firmada por progressivo aumento, e possuindo, presentemente, uma instalação condigna, está-lhe reservado um papel fundamental no desenvolvimento cultural do laborioso povo trasmontano.

Actualmente, a Escola Industrial e Comercial «José Júlio Rodrigues» tem a frequência de 350 alunos de ambos os sexos e funciona com cursos diurnos na secção industrial e cursos diurnos e nocturnos na secção comercial.

Na industrial existem os cursos de serralheiro, carpinteiro, costura e bordados.

É aspiração da cidade que o actual curso de comércio fosse transformado, de maneira a ser constituído por quatro anos, conforme acontece nas escolas de Lisboa, Porto e Coimbra.

A Escola Industrial e Comercial funciona sob a sábia direcção do distinto professor Dr. Sebastião Augusto Ribeiro, secretariado pelo Sr. Dr. Francisco Correia.


Fonte: "O Concelho de Vila Real", Bandeira de Tóro, (Julho de 1943)

Notas: 

1.- No ano letivo de 1956/1957, por despacho do Ministro da Educação Nacional, foi "criada na Escola Comercial e Industrial de Vila Real uma secção preparatória para o Instituto Comercial". (Livro de Atas da CM de Vila Real, 2 de Novembro de 1955)

2.- Na reunião da Câmara Municipal de Vila Real, de 16 de Novembro de 1955, foi deliberado comprar a diversos proprietários, "pelo preço de 20$00 cada metro quadrado" diversas parcelas de terreno, e outras ao preço de "15$00 cada metro quadrado", "terrenos estes que se destinam à construção da Escola Comercial e Industrial desta cidade", atual Escola Secundária de S. Pedro.

3.- A 4/12/1978, a CMVR deliberou propor ao ME a designação de Escola Secundária D. Dinis para a “Escola Técnica”.

Em Fevereiro de 1979, o Prof. Daniel Bastos (recentemente falecido), na qualidade de Delegado do Conselho Diretivo da Escola Industrial e Comercial de Vila Real solicitou que a CMVR se associasse àquele órgão de gestão escolar para que a Escola tivesse a designação de “Escola Secundária Sebastião Augusto Ribeiro”, tendo a CMVR aceitado e deliberado alterar a deliberação anterior.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Monumento a Nossa Senhora de Lourdes - Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real