Carta de povoamento concedido a Gache em 1209

Carta de povoamento de Gache

No mês de Fevereiro de 1209, “D. Gontinha, com seus filhos e filhas e com os herdeiros e fregueses de S. Lourenço de Riba Pinhão, concede carta de povoamento de Gache aos membros de seis famílias, nominalmente identificados.”

A.D.B., Registo geral, nº342m fl. 111.

GACHE

«Item ha o senhor arcebispo e a sua egreja de Bragaa hũa aldeea que chamam Gache, da quaall mostrarom huum forall antigo do quaall o teor tall he: 


O quall forall asi treslladado, Vivas Piriz morador na dicta aldea disse per juramento dos Santos Avangelhos que o divissamento da dicta aldea partiia per estes lugares que se adiante seguem:

«Item que partiia polla Seara do Juiz e dissy como partiia com o termo de Balladafres e com o termo de Cepedes pollos modorros e como parte polla Cabeça do Castinheiro com o termo de Sanguynhedo e disi pollo lameiro de Johann'Amigo como parte com o termo de Pena d'Amigo. E disi como vay polla contra Cracanhareira (?) ao Outeiro das Forcadas com o termo de Carro Queimado. E disi como se vay aas cavadas derradeiras como parte com Lodares. E disi pollas Lageea da pena d'Alcita como se vay a Luzellos e vem ferir nas coirellas de Baladafes e entra aa Fonte de Meen Diaz no caminho onde primeiro começamos.»
 

Retirado de “O povoamento das aldeias transmontanas de Gache, Justes, Torre e Soudel no Século XIII”, José Marques, in “Estudos Transmontanos”, nº1

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Joelho da Porca | Gastronomia de Vila Real

A intervenção arqueológica na Vila Velha

Avenida e Jardim da Estação do Caminho-de-ferro

Vila Real, capital de Traz-os-Montes

Desfile Etnográfico em Vila Real – 26 de Junho de 1983

O título de Conde de Amarante

Asilo de "Infância Desvalida" – Vila Real

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

O vila-realense comandante Morais Serrão foi membro da Federação dos Bombeiros Portugueses em 1905