Homenagem a um morto ilustre

O malogrado oficial de marinha Carvalho de Araújo, comandante do caça-minas Augusto de Castilho, afundado em combate com um submarino alemão

Homenagem a um morto ilustre - José Botelho de Carvalho Araújo

Realizou-se no dia 1º de maio a homenagem do povo d'esta linda vila transmontana a um dos seus filhos mais diletos, o capitão-tenente da armada Carvalho Araújo.

Foi muito concorrida a sessão solene à sua memória, realizada nos paços do concelho, tendo falado brilhantemente os srs. drs. Nuno Simões e Sebastião Ribeiro, e o comissário da polícia cívica alferes Gualter Rodrigues.

A seguir procedeu-se á colocação de uma lápide comemorativa da sua imortal façanha, dando o seu nome a uma das suas lindas avenidas, que até agora apenas se chamava «Campo», vulgarmente. [Campo do Tabolado]

Por iniciativa da prestimosa Associação Artística formou-se na nova avenida Carvalho Araújo um imponente cortejo, que percorreu, acompanhado de uma banda de música, todas as ruas da vila, tendo-se feito representar nele todas as classes sociais.

Foi finalmente, uma manifestação digna, cheia de dedicação e reconhecimento, aquela que os filhos de Vila Real acabam de prestar à memória de um seu irmão, que escreveu com seu sangue uma das páginas mais brilhantes da história.

Em Vila Real – A manifestação popular em homenagem à memória de Carvalho de Araújo, desfilando na Avenida a que foi dado o nome daquele bravo.

 

Em Vila Real – À saída da sessão solene realizada nos Paços do Concelho, em honra do saudoso comandante do caça-minas Augusto de Castilho. Assinalado por uma cruz, vê-se o lugar onde ficou colocada a lápide que perpetua a memória do valoroso marinheiro.

Em Vila Real – a nova avenida Carvalho Araújo, vista do largo do Quartel General, em dia de mercado.

(Clichés do apreciado colaborador artístico da Ilustração Portugueza, em Vila Real, Sr. Miguel Monteiro).

Ilustração Portugueza - II Série - nº692 - 26 de Maio de 1919 (texto editado e adaptado à atual grafia)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca - Vila Real

Futebol Club Vilarealense

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Memórias do Café Club, em Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

De Vila Real às Pedras Salgadas - inauguração da nova linha férrea (1907)

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca - Vila Real

Os Bombeiros em Vila Real (1856 a 1912)