Dr. José Ramos Nogueira (Governador Civil de Vila Real | 1892)

 

Dr. José Ramos Nogueira

O distinto magistrado, falecido em Lisboa no dia 19 do mês findo [Fevereiro], era natural de Góis, onde nascera em 1837, contando 66 anos de idade e ocupando à data do seu passamento o lugar de juiz da Relação de Lisboa.

Formara-se em 1858, sendo nesse mesmo ano delegado em Valença, servindo sucessivamente nas comarca de Tondela, Tábua, Fundão, Faial, e na 4ª vara civil de Lisboa, sendo promovido a juiz de 2ª instância e nomeado para a Relação dos Açores em 1898.

Um ano depois, em 1899, era elevado à presidência daquele tribunal superior, cargo que pouco tempo exerceu por ter sido nomeado para a Relação do Porto, transferência concedida a seu pedido, entrando para a Relação de Lisboa em Março de 1900.

Exercera também o cargo de governador civil de Vila Real [7 de Abril a 1 de Dezembro de 1892], onde deu sobejas provas de possuir um carácter recto e um espírito conciliador.

Como magistrado, durante a sua carreira, conquistou inúmeras simpatias, sendo, não só respeitado e considerado por todas as classes, como estimado entre os seus colegas, nos quais contava muitos amigos.

Era um espírito lúcido e um coração bem formado, deixando em todos uma profunda saudade o seu inesperado passamento.

in "Ocidente", nº871 - 1903

Texto de O Povo do Norte sobre Ramos Nogueira (1892)

"Foi assinado na quinta-feira última o decreto que exonera do cargo de governador civil deste distrito o sr. dr. Ramos Nogueira.

Sua exa. assumirá, em breve as funções de juiz de direito, na comarca para onde foi transferido, ficando interinamente a exercer o cargo de chefe deste distrito o sr. secretário geral.

Não se funda em dissenções políticas esta demissão que o sr. Ramos Nogueira solicitou do governo mas unicamente em questão de interesses, pois que o cargo de juiz de direito é muito mais rendoso e produtivo do que o de governador civil, obrigando além disso a muito menos despesas de representação.

Não diremos que a demissão do sr. Ramos Nogueira seja chorada por ninguém, mas também não é tão vivamente desejada como a de muitos funcionários da mesma categoria, cuja passagem pela chancelaria do distrito ficou assinalada entre nós por perseguições odiosas, ou por leviandades que destoam inteiramente da seriedade de tão alto cargo.

À parte as violências praticadas na Régua por ocasião das eleições de deputados, violências que, se foram autorizadas por sua exa., foram determinadas por erradas informações dadas pelos seus agentes da localidade, mais nenhuma arbitrariedade fica exarada nos fastos do distrito durante a sua curta gerência.

Hão de muitos taxá-lo de mole, de condescendente, de tímido, e outros haverá que o classifiquem de leviano, de irreflectido; o que nós, porém, não podemos deixar de reconhecer-lhe são qualidades conciliadoras, e uma alma paternalmente bondosa.

Diz-se que para substituir o sr. Ramos Nogueira será nomeado o sr. Cândido de Figueiredo.

Também se fala no sr. Joaquim de Araújo."

(O Povo do Norte, de 14.12.1892)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real