Marechal António Teixeira Rebelo | Pessoas da nossa região!


António Teixeira Rebelo

"O ilustre fundador do Colégio Militar nasceu em 1750, no lugar da Cumeeira, concelho [???] e distrito de Vila Real, assentou praça de voluntário em 1764, no regimento de artilharia, de Valença, matriculando-se em 1780 na Academia Real da Marinha.

Foi promovido a 2º tenente em 1784 e colocado no regimento de artilharia da Corte, seguindo ali todos os postos até que foi promovido a major em 1792.

Então, deram-lhe o comando de artilharia que fez parte da divisão de auxiliar à Espanha, distinguindo-se na ação de 29 de Maio de 1794.

Durante essa campanha, em que deu tão subidas provas de valor, estabeleceu o serviço dos hospitais regulamentando-o, sendo quási no fim dela autorizado pelo governo de Espanha a dirigir nos arsenais de Barcelona a fundição de peças e a construção de reparos e palamentas que deviam substituir a parte da nossa artilharia inutilizada e perdida pelo exército espanhol.

Em 17 de Dezembro de 1785, já no posto de tenente-coronel graduado, foi-lhe confiado o comando do parque de artilharia, que, no ano seguinte, acompanhou o exército português em observação nas províncias do Alentejo.

Em 1793 recebeu a promoção de tenente-coronel efectivo e coronel graduado.

Nesse ano foi encarregado da reedificação da praça de Cascais e de todos os fortes marítimos existentes desde Santo António da Barra até ao cabo da Roca, apresentando em resultado de estudos feitos por essa ocasião um plano de defesa contra qualquer ataque por meio de desembarque.

O marquês de Alorna, escrevendo em 1789 uma memória sobre a reorganização militar de Portugal, feito a pedido do príncipe Regente D. João, chegou a aconselhar nela que sobre assuntos da arma da artilharia se consultasse sempre a opinião de Teixeira Rebelo, como a mais competente.

  • Tenente Horácio de Assis Gonçalves - Governador Civil de Vila Real (1934-44)
  • Em 1801, o distinto militar foi encarregado de dirigir as seguintes comissões de serviço:

    - estabelecimento de parques volantes e de reserva;

    - construção e reorganização dum depósito geral de artilharia;

    - criação, organização e instrução de companhias de artilharia montada, etc.

    Foi promovido a coronel efectivo em 1802, a brigadeiro em 1807, nomeado nesse ano inspector de artilharia, continuando a dirigir o colégio da Feitoria, sendo em 1813 nomeado diretor do Real Colégio Militar.

    Em 1821 foi promovido a marechal de campo, e sendo chamado a exercer o cargo de ministro e secretário de estado dos negócios da guerra, esteve na gerência dessa pasta de 1 de Fevereiro de 1821 a 8 de Setembro do mesmo ano.

    Saiu do ministério e voltou a exercer o cargo de director do Real Colégio Militar, onde se conservou até 5 de Outubro de 1825, data do seu falecimento."

    Nota: O busto do marechal Teixeira Rebelo foi modelado pelo professor da Escola Industrial Marquez de Pombal, sr. Jorge Ians, e fundido em bronze na oficina de canhões do Arsenal do Exército sob a direção do sr. coronel Mathias Nunes.

    Fonte: "Ocidente", nº871 - 1903 (texto editado e adaptado)

    Vila Real homenageia-o atribuindo o seu nome a uma rua. Sabe onde fica?

    Sugestões:

    Mensagens populares deste blogue

    Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

    A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

    Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

    Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

    Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

    A igreja matriz de São Pedro - Vila Real

    As Portas da Vila e a cinta de muralhas de Vila Real

    Vila Velha | Conjuntos Urbanos de Vila Real

    Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco

    «Ceifeiras de S. Dinis» | Grupos de Folclore que existiram em Vila Real