Museus em Vila Real: Museu da Vila Velha e Museu de Arqueologia e Numismática


Separados por menos de um quilómetro, o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real e o Museu da Vila Velha trabalham em parceria para proporcionar aos seus visitantes um conjunto variado de atividades, exploradas de forma diversificada pelo seu Serviço Educativo.

Todos os anos são programadas ações dirigidas a grupos específicos, entre os quais crianças e jovens do ensino pré-escolar ao secundário, universitários e grupos séniores.

Desta forma, para além das exposições de curta, média ou longa duração existentes em ambos os Museus, que podem ser visitadas sob diferentes perspetivas, propõem-se atividades distintas, como visitas a locais históricos, ateliers mensais, caças ao tesouro, workshops temáticos e celebração de datas festivas - o Dia de São Brás, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Dia Internacional dos Museus, o Dia de São Martinho ou o Dia de Santa Luzia são apenas alguns exemplos.

Por outro lado, o Serviço Educativo dos Museus está sempre recetivo a contributos externos, que valorizem a sua atuação e permitam a maior fruição pelo público dos seus acervos e do território onde se inserem, estimulando-se o trabalho em parceria com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais.

Museu da Vila Velha

A Vila Velha é o local em Vila Real que mais se presta à existência de um museu.

Intimamente ligada à origem de Vila Real, esta zona permite a fruição do património sob várias perspetivas: as escavações arqueológicas ali realizadas apresentam informação e espólio que encontram no museu a sua exposição ao público.

A localização geográfica da Vila Velha, num esporão granítico cercado pelos rios Corgo e Cabril, propõe ao turista uma vista de cortar a respiração e impele o vila-realense a visitá-la muito mais vezes.

Para além da interpretação das estruturas arqueológicas preservadas, a investigação de áreas já conhecidas e a identificação de outras partirá desta instituição.

O museu presta-se ainda à realização de outros eventos, baseando-se sempre na relação histórica, toponímica e metafórica com a Vila Velha e a tradição oral que lhe está associada, permitindo o usufruto de todas as capacidades providenciadas pelo equipamento construído de raiz.




Museu de Arqueologia e Numismática

O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real assume-se como um ponto de partida de conhecimento e interpretação da sua região, muito rica em vestígios patrimoniais e com uma já longa tradição no domínio da investigação arqueológica.

O projeto museológico tem em conta que há todo um manancial de sítios, informação e espólio que importa proteger, valorizar, contextualizar e divulgar como fator de reconhecimento de uma identidade própria.

O museu dá a conhecer ao visitante as exposições permanentes de Arqueologia e de Numismática, disponibilizando ainda um Serviço Educativo que complementa não só a visita às referidas exposições como a atividade da Área de Exposições Temporárias.

Está ainda disponível um Centro de Documentação, que inclui obras nas áreas da história local, arqueologia e numismática, entre outras, e uma Loja Cultural.


Fonte: Folheto

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

A Capela do Carmo em Vila Real

Memórias do Café Club, em Vila Real

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco