A igreja matriz de São Pedro - Vila Real

Igreja matriz de São Pedro (c. 1943)


Fundada por D. Dinis em 1289, a pobra de Vila Real não se desenvolveu no lugar escolhido pelo Rei Trovador, mas, rapidamente, virou costas aos muros que lhe tolhiam os movimentos, e foi crescendo para norte, nordeste e noroeste, pois para sul não lhe permitia o rio Corgo, com as suas escarpas íngremes!

Com o passar do tempo, a paróquia inicial, São Dinis, foi julgada insuficiente para o cuidado e a cura das almas dos vila-realenses, cujo número ia crescendo.

A Paróquia de São Pedro nasceu, pois, com a expansão de Vila Real.

No ano de 1528, verificando-se um grande acréscimo populacional (478 moradores em 1530), foi começada, por iniciativa de D. Pedro de Castro, abade de Mouçós e Protonotário Apostólico, a construção da igreja de São Pedro, localizada numa das extremidades da Vila, no local onde existia a capela dedicada a S. Nicolau.

A sua construção levou quase duzentos anos a concretizar-se, tendo ficado concluída em 1720. Segundo a tradição, o seu benemérito fundador jaz em sepultura própria, no supedâneo do altar do Senhor Jesus.

O atual frontispício foi mandado construir, em 1711, por José Coutinho de Aguiar, mordomo da Irmandade do Santíssimo Sacramento (com dinheiro seu e outro proveniente de esmolas), e apresenta duas imponentes torres, o que a caracteriza bem face às restantes igrejas existentes em Vila Real.

A capela-mor data de 1692, e é toda em azulejo, por ordem de Domingos Botelho da Fonseca Machado, cavaleiro professo da Ordem de Cristo (como consta de uma inscrição existente na mesma), com o teto revestido de talha dourada, de estilo barroco, que se estende por quatro janelas laterais.

O primitivo altar-mor foi substituído pelo atual em 1845, que tenta harmonizar os estilos barroco e neoclássico.

O arco-cruzeiro está construído em pedra lavrada e decorada a cinzel com elementos geométricos. A parte voltada para o coro da igreja é totalmente coberto por um único elemento de talha barroca, dando espaço para os dois altares, um que é dedicado a Nossa Senhora de Fátima e outro ao Senhor dos Milagres.

Os altares da igreja de São Pedro são todos da mesma época, em estilo barroco, exceto o altar ao Sagrado Coração de Jesus, que é posterior e em estilo rococó.

O corpo principal da igreja foi construído no decorrer dos anos, consoante a população da Paróquia de São Pedro foi crescendo em número de pessoas. Em 1721, a freguesia de São Pedro era habitada por 643 moradores, vivendo nela todas as pessoas de "maneyo e contrato".

Tendo em conta alguns documentos, sobretudo o inventário de 1808, que incluiu alfaias e frontais dos altares de Nossa Senhora da Graça (Nª Sª da Bandeira), do Senhor Jesus, de S. Miguel (altar das almas) e de S. Sebastião, leva-nos a pensar que o corpo da igreja, tal como se apresenta, foi construído nessa época.

O teto do corpo da igreja é em forma de berço e composto de cinquenta painéis policromados, todos separados por elementos longitudinais e transversais, em talha dourada.

A sacristia foi também construída no período áureo da igreja e tem o mesmo estilo dos quatro altares do corpo da igreja, mas, ao contrário da talha da igreja, que foi pintada e repintada ao longo dos tempos, continua a dar-nos a ideia e colorido da sua forma original. (1)

(1) Este post foi elaborado quase exclusivamente a partir dum texto* afixado no quadro de avisos da igreja de São Pedro (utilizado com a devida autorização do respetivo Pároco, Pe José António da Silva Castro Lopes, ofm) e informações recolhidas aqui, em “Concelho de Vila Real”, Bandeira de Tóro – 1943 (de onde foi retirada a foto de destaque), e aqui.

*O texto termina assim:

Amigo visitante. É de portas abertas que te recebemos. Aqui se reúnem, há cerca de quinhentos anos, os cristãos desta paróquia, para louvar o Senhor, agradecer-Lhe todos os dons e invocar a Sua proteção. Entra, para um pouco, saboreia o silêncio e escuta a voz de Deus que fala no teu coração. E vai em PAZ!

Sugestões:
  • A Capela de Santa Margarida/S. Lázaro - Vila Real
  • Capela [Igreja] do Senhor do Calvário
  • Capela de Santo António – já não existe em Vila Real!
    • Mensagens populares deste blogue

      A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

      Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

      Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

      Brasões de Vila Real - texto do Dr. Júlio Teixeira

      "Memória da capela de Santo António" – Vila Real

      A Capela do Carmo em Vila Real

      Memórias do Café Club, em Vila Real

      Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

      Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

      Os «Brocas» e a genealogia de Camilo Castelo Branco