Quinta "Escola de Donas de Casa” (Antiga "Florinhas de Neve")

Quinta «Escola de Donas de Casa» - Fundação da Misericórdia de Vila Real
(antiga «Florinhas de Neve»)

Esta modelar instituição foi fundada com o nome de «Florinhas de Neve», em 1925, por D. João Evangelista de Lima Vidal, Arcebispo, e primeiro Bispo da Diocese de Vila Real e estava instalada num edifício situado no Largo de Camões.

Era sustentada exclusivamente pela caridade do seu fundador, passando depois esse encargo para o actual Bispo, sr. D. António Valente da Fonseca.

Em 1940, esta instituição passou a chamar-se Quinta «Escola de Donas de Casa», segundo o plano do Ex.mº sr. Governador Civil do Distrito Horácio de Assis Gonçalves, e é actualmente sustentada pelos produtos e rendimentos da Quinta da Fonte Nova, para onde foi transferida a sua sede e recebe também um subsídio da Misericórdia de Vila Real.

O magnífico edifício onde agora está instalada esta instituição foi outrora o Hospital Militar de Infantaria 13.

Possui dependências arejadas, cheias de luz e, graças a sua competente Direcção, prima pela ordem e pelo asseio que nelas se nota.

Comporta 50 crianças órfãs, do sexo feminino, dos 7 anos aos 10 anos e conserva-as até aos 18 anos, sendo-lhes ministrado todo o serviço doméstico, aprendendo também a indústria de tecelagem e todos os demais trabalhos necessários para que sejam no futuro boas donas de casa.



Depois de atingirem a idade de 18 anos, são dadas prontas e entregues às pessoas de família ou encarregados legais, se os tiverem; às Câmaras Municipais da sua naturalidade, em caso contrário, e a casas de família de moral e fundo cristãos, nos termos da Lei, devidamente controladas pelo Instituto Nacional de Trabalho e Previdência Social.

Esta instituição tem duas Direcções, uma Interna e outra Externa.

A Interna é composta por cinco religiosas Hospitaleiras Portuguesas [Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição] sob a Direcção da sr. D. Ilda da Fonseca, alma cheia de bondade e de carinho para com as desprotegidas órfãs.

A Externa, dela fazem parte, como Director - João Inácio Tocaio; 1.º Secretário - Manuel Antunes Lemos e 2.º Secretário - Francisco Lameirão.

Fonte: “O Concelho de Vila Real”, Bandeira de Tóro, 1943 (texto editado)

Nota: Pessoa amiga chamou-me a atenção para o nome de "Florinhas de Neve" que aparece no texto. Assim, o jornalista terá cometido um lapso, pois faz referência a "Florinhas de Neve", quando, na atual frontaria do edifício se pode ler a inscrição "Florinhas da Neve".


(Fonte: Google maps)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Memórias do Café Club, em Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Rainha Santa Isabel, a primeira donatária de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Vila Real - edifício do antigo colégio de Nª Sª do Rosário

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Jardim da Estação e Palacete das Virtudes | Ontem, hoje e amanhã?