Impressões de escritores e viajantes sobre Vila Real

Vila Real - Vista do Nascente

«Visitai perto da vila – escreve um viajante estrangeiro, Brunswick – o Poço Romão.

É um sítio admirável em que as montanhas, as águas, a verdura, se associam para dele fazer o mais belo sítio de Portugal.

Nunca vi, mesmo na Suíça, nada que se lhe possa pôr a par».

Acerca da beleza panorâmica que se frui do Cemitério Velho escreveu um memorialista inglês,

Kingston:

«Neste sítio, do qual se desfruta uma bela e selvática vista, tendo de um lado o Marão e do outro a Cidade. D. Carlos de Espanha durante a sua estadia aqui, costumava passar o melhor dos seus dias.

Na verdade é um lugar de austera grandeza, próprio para a meditação das poderosas razões de ganhar uma coroa e o poder absoluto, que ele tão depressa, logo a seguir, improficuamente tentaria obter.»

António Granjo:

«A situação da cidade entre o Corgo e o Cabril, tendo por fundo a serrania do Marão, é de um indizível encanto.

terra em que a sombra do Camilo ainda vagueia pelo Pioledo, pela Vila Velha e pela rua dos Ferreiros, mastigando as suas fúrias do amanuense e de pária, e sonhando na embriaguez da publicidade e da glória

Abade de Miragaia:

«Demora o chão da vila velha em uma espécie de península, formada pelos rios Corgo e Cabril... que ali fazem junção, correndo lá ao fundo de duas medonhas ravinas como que talhadas a picão em rocha aprumada e nua, formando a leste, sul e oeste, trincheiras insuperáveis...

Apesar do desenvolvimento que tomou a vila nova, e dos largos, praças, jardins, ruas e passeios que nela se encontram e que lhe mereceram o título de corte e capital de Trás-os-Montes, o passeio que hoje (1887) circunda a leste e a sul a vila velha será sempre o passeio favorito dos visitantes e que mais vivas recordações lhes deixará.»

In “Guia de Portugal – Trás-os-Montes e Alto Douro – I – Vila Real, Chaves e Barroso”, Fundação Calouste Gulbenkian (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Vila Real – Uma cronologia (1925 – 2025)

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Ponte metálica sobre o rio Corgo, em 1914

Os Cemitérios de Vila Real - Cemitério de Santa Iria

Memórias do Café Club, em Vila Real

E se Vila Real tivesse passado a chamar-se Cidade Real?

Aldeia de Vila Cova (Vila Real) em 1913

Tenente Horácio de Assis Gonçalves - Governador Civil de Vila Real (1934-44)