Miguel Barrias (Pintor) | Pessoas da Bila!

Largo de S. Pedro - Vila Real

Miguel Barrias
(Óleo)

Miguel de Carvalho Barrias nasceu em Vila Real, na freguesia de S. Pedro, a 27 de Maio de 1904, filho de João Alves Barrias e de Maria do Loreto Gomes de Carvalho.

Foi casado com Mercedes Amélia Heitor (192?- div. 1939) e com Maria de Sousa e Silva (1942- div.19??).

Frequentou a Escola de Belas Artes do Porto onde se formou em pintura, com alta classificação.

Em Janeiro de 1929 fundou, no Porto, com Heitor Cramez, uma empresa de ensino por correspondência na área do desenho, designada por Escola Nacional de Desenho.

No ano lectivo de 1929/30 assumiu as funções de professor provisório de Desenho na Escola Industrial e Comercial José Júlio Rodrigues - Vila Real, em substituição de Trindade Chagas.

Na década de 1940 foi professor em Portalegre e na década de 1950 foi metodólogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, onde fixou residência

Os seus bons ofícios junto das instâncias superiores, onde cultivou amizades, muito contribuíram para a construção e instalação do actual [1979] edifício da Escola Técnica de Vila Real.

Foi um artista de grande sensibilidade e um estudioso apaixonado.

Paisagista neocezanniano, recebeu influências cubistas, quando de uma estada em Paris nos anos 20, que posteriormente se caldearam com marcas expressionistas.

É uma das personalidades mais esquecidas e menos estudadas da segunda geração modernista.

A sua obra teórica e de intervenção foi publicada dispersamente nos anos 40 e no início dos anos 50.

A sua obra encontra-se, em grande parte, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, no Governo Civil e na Câmara Municipal de Vila Real, e em colecções particulares.

Faleceu em Lisboa, a 28 de Fevereiro de 1955.

Seu filho, José Barrias, também pintor, nasceu em Lisboa em 1944, e morreu em Milão, com 75 anos, no dia 6 de junho de 2020.

Assento de baptismo nº86/1904 da paróquia de São Pedro, Vila Real

Fontes: “Trás-os-Montes e Alto Douro” (Subcomissão Regional das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – Vila Real – 1979) | “O Grande Livro dos Portugueses” | Wikipédia

Nota complementar:

De acordo com o que foi possível apurar em troca de informações em conversas via FB, nomeadamente através de vila-realenses que pertencem à(s) família(s) Barrias, a família "original" será da zona da Campeã, provavelmente da aldeia de Vila Cova, onde existiria uma família com casa conhecida como "Casa das Barrias".

A partir desta família ter-se-á ramificado para outras localidades, sendo conhecidos Barrias em Vila Marim, Agarez e Mateus/Abambres.

Os Barrias de Mateus/Abambres terão tido origem a partir de 2 de primos (naturais da freguesia de Torgueda, da parte do avô paterno do pintor) que foram casar a Mateus.

Também há Barrias em Farelães, freguesia de Campeã.

No Porto há muitos “Barrias” oriundos da freguesia de Vila Marim (incluindo de Agarez), um dos quais é (era) o dono do Café Majestic.

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Memórias do Café Club, em Vila Real

A igreja matriz de São Pedro - Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Vila Real - edifício do antigo colégio de Nª Sª do Rosário

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

O I Congresso Regional Transmontano

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

Joelho da Porca | Gastronomia de Vila Real

"Memória da capela de Santo António" – Vila Real