Datas, factos e personalidades da história de Vila Real

Datas, factos e personalidades da história de Vila Real


Janeiro 

Dia 4 (1289) - Em Lisboa, D. Dinis concede o seu primeiro foral a Vila Real, o segundo foral da localidade. 

Dia 13 (1886) - A Câmara Municipal de Vila Real delibera alterar o nome da Rua das Flores para Rua D. Margarida Chaves, benemérita vila-realense, que legou a maior parte da sua fortuna para ser instituído em Vila Real um asilo para pobres: Amparo de Nossa Senhora das Dores.

Dia 19 (1817) - A Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real decide a edificação de um novo Hospital, construído de raiz para este propósito, na Praça Velha, mais precisamente no “Sítio do Cano Velho”, a sul do Campo do Tabolado. 

Dia 24 (1919) - Na noite de 24 de janeiro de 1919, Vila Real, conhecida como centro republicano, foi bombardeada. 

Dia 26 (1709) - É colocado na torre sineira da Capela Nova o chamado relógio do povo, que anteriormente tinha estado numa das torres das Portas da Vila. 


Fevereiro 

Dia 2 (1688) – Autorização do rei D. Pedro II para a realização das festas em honra de Santo António, em Vila Real, durante 3 dias. (Provisão que Sua Majestade que Deus guarde foi servida mandar para a Feira de Santo António desta Vila Real).

Dia 2 (1952) – A Câmara Municipal de Vila Real deliberou "7º- Pedir, de acordo com o disposto no artº 4º do Dec. nº 38.596, de 4 de janeiro último, que continue a ser considerado feriado Municipal o dia 13 de junho, visto ser desde há séculos considerado como tal e nesse dia ter início a tradicional Feira Anual de Santo António, que ainda hoje é das mais importantes e características do norte do País;"  (Arquivo Municipal | CT: AMVR/ALL-CMVR/B/A/001/Lv0089)

Dia 4 (1573) - É colocada a 1ª pedra da capela mor do Convento de S. Francisco com grande pompa. 

Dia 24 (1293) - Em Lisboa, D. Dinis concede o seu segundo foral a Vila Real 

Dia 5 (1929) - Morre Adelino Samardã, primeiro Governador Civil do distrito após a implantação da República.  


Março 

Dia 1 (1917) – Foi inaugurado o Café Club. 

Dia 2 (1748)Alvará de D. João V para a Feira de Santo António se fazer no seu antigo sítio do Senhor do Calvário. Na altura, a Feira realizava-se na Carreira de S. Francisco. 

Dia 13 (1796) - A Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, decide arrendar a casa de João Guedes (“serralheiro”), na Rua de Trás da Misericórdia, para alojar um novo hospital que substituísse o Hospital do Espírito Santo – um hospício para viajantes e romeiros pobres, instalado na Capela do Espírito Santo, designada também por Capela do Hospital de São Brás (localizada numa das extremidades do Campo do Tabolado, hoje Avenida Carvalho Araújo). 

Dia 20 (2004) – Foi inaugurado o Teatro de Vila Real. Em 2016, passou a chamar-se "Teatro Dr. Manuel do Nascimento Martins", conforme deliberação, por unanimidade, do Executivo Municipal vila-realense. 

Dia 23 (1688) - Alvará de D. Pedro II que cria a feira de Santo António. 


Abril 

Dia 1 (1906) - Inauguração da Linha do Corgo, com a chegada do primeiro comboio a Vila Real. 

Dia 1 (1981) – Comemorações do 75º aniversário da chegada do primeiro comboio a Vila Real. Inauguração do "Monumento ao Comboio".


Maio 

Dia 23 (1948) - É executada pela primeira vez, pela banda da Legião Portuguesa, no Jardim da Carreira, a Marcha de Vila Real, da autoria do Rev. Pe. Ângelo Minhava, feira expressamente para as Festas da Cidade. (cf. "Ordem Nova", 23/5/1948) 

Dia 30 (1909) - Inauguração do monumento da Virgem Nª Sª de Lourdes, no sítio da Costa do Pombo, estrada de Folhadela. 

Dia (1904) - Inauguração da Ponte Metálica. 


Junho 

(1636) - Motim em Vila Real. Trata-se, provavelmente, de um movimento de resistência aos tributos (real-d'água e acrescentamento das sisas). Os «cabeças principais e autores» são eclesiásticos. 

Dia 19 (1925) - Ao meio da avenida de Carvalho Araújo, numa paragem do cortejo religioso, deposta a agrada custódia num altar adrede preparado, D. João Evangelista fez a consagração da Diocese ao Sagrado Coração de Jesus, cuja fórmula foi repetida, frase por frase, pela imensa multidão que se apinhava. 

Dia 20 (1911) - Publicado decreto no Diário do Governo, de 20 de Junho de 1911, que eleva o Liceu de Vila Real a Liceu Central 

Dia 22 (1515) - Em Lisboa, D. Manuel I concede foral a Vila Real 


Julho 

Dia 20 (1925) – Vila Real é elevada à condição de Cidade, conforme a proposta de lei nº 651-E/VI, de 26/9/1923, apresentada pelo Senador Nicolau Mesquita, na Câmara dos Deputados. 


Agosto 

Dia 3 (1924) – Foi aberta ao culto a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, em celebração presidida pelo Bispo de Vila Real, D. João Evangelista de Lima Vidal. 

Dia 10 (1839) - A Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real decide que o Hospital teria uma botica (farmácia) própria. 

Dia 14 (1824) - Foi benzido o cemitério do Hospital da Santa Casa da Misericórdia. 

Dia 24 (1903) - Assinatura do "Auto da inauguração dos trabalhos do Caminho-de-ferro do Corgo" 

Dia 29 (1641) - São executados o 7º Marquês de Vila Real, D. Luís de Noronha e Meneses, e seu filho, D. Miguel Luís de Meneses, 2º Duque de Caminha, por alegada conspiração contra D. João IV. 


Setembro 

Dia 14 (1953) Acidente trágico na romaria da Senhora da Pena, na sequência da explosão de artefactos pirotécnicos. Morreram 8 pessoas e dezenas ficam feridas. 

Dia 26 (1923) O Senador Nicolau Mesquita apresentou na Câmaras dos Deputados a proposta de lei nº 651-E/VI, que visava dar "...a categoria de cidade à capital do distrito administrativo de Vila Real de Trás-os-Montes", cujo processo se vai concluir em 20 de julho de 1925, com a elevação de Vila Real a cidade.


Outubro 

Dia 14 (1918) - Morre, em combate, o 1º Tenente Carvalho Araújo, comandante do draga-minas "Augusto de Castilho". 

Dia 14 (1923) – Lançamento da primeira pedra do monumento ao heroico comandante do caça-minas «Augusto de Castilho» 

Dia 14 (1931)Inauguração do monumento a Carvalho de Araújo. 

Dia 16 (1796) - Deu-se a transferência dos doentes para um segundo edifício, adquirido a 3 de agosto, por 500$000 réis, pela Santa Casa da Misericórdia, a José Manuel Pinto (“de Lamego”), na Rua da Praça Velha (atual Praça Camilo Castelo Branco). 

Dia 19 (1823) - Com a conclusão das obras, efetuou-se a transferência dos doentes para o novo Hospital da Santa Casa da Misericórdia, designado por Hospital da Divina Providência.


Novembro 

Dia 3 (1910) - A Câmara Municipal de Vila Real deliberou aprovar a proposta apresentada pelo Vogal senhor Arthur Pedroza, que dizia o seguinte: Aproveitando a concessão feita pelo governo provisorio da República às corporações municipaes para estabelecerem um dia feriado no respectivo Concelho proponho a data de 13 de junho (dia de Santo António) de cada anno para esse feriado concelhio, em vista de ser o dia principal e mais festivo da feira anual d’esta Villa e que assim seja comunicado ao poder central.” (Arquivo Municipal | CT: AMVR-ALL-CMVR/B/A/001/Lv071)


Dezembro 

Dia 7 (1272) - Em Santarém, D. Afonso III outorgou carta de foral aos povoadores que habitassem a sua póvoa da terra de Panóias chamada Vila Real. 


Outras datas que também fazem a história de Vila Real 

1520 - Construção da Capela de Santa Margarida (mais tarde transformada em capela de São Lázaro) por ordem de D. Pedro de Castro 

1532 - D. Pedro de Castro manda fazer o Chafariz do Repuxo no Campo do Tabulado, substituindo um anterior de 1424, mais modesto. 

1532 - D. Pedro de Castro transforma em igreja a pequena capela da Misericórdia, dotando-a de uma Casa do Despacho e mais dependências necessárias. 

1737 - É fundada a Instituição do Recolhimento de Nossa Senhora das Dores 

1738 - Construção do chafariz joanino da Carreira. 

1803 - Restauração e ampliação da igreja do Calvário. 


Informações recolhidas em diversas fontes: Revistas TELLUS, Revista Municipal, Histórias ao Café, Atas da CMVR, etc.

Se alguma informação estiver errada ou se quiser colaborar para enriquecer o texto, agradeço que me contate para escarpas@escarpasdocorgo.pt . Grato, desde já.

Mensagens populares deste blogue

A igreja matriz de São Pedro - Vila Real

Tripas aos molhos | Receita original de Vila Real

Vila Real, a primeira terra portuguesa com luz elétrica

Vila Real de Trás-os-Montes: a origem, o nome, o brasão, a cidade…

A Marcha da Cidade de Vila Real: "Vila Real, Vila Real, Vila Real!"

Joelho da Porca | Gastronomia de Vila Real

Pastéis de Santa Clara ou Viuvinhas| Gastronomia tradicional de Vila Real

A Ponte Metálica e o Caminho de Ferro em Vila Real

A Ponte Metálica sobre o rio Corgo, em Vila Real